Saúde: Representantes do Executivo participam de sessão do Outubro Rosa
Na manhã desta quarta-feira, dia 6, representantes do Poder Executivo de Marabá participaram de Sessão Especial em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização que marca a luta contra os cânceres de mama e colo do útero, que acometem milhares de mulheres no País a cada ano.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara e foi conduzido pelas vereadoras Cristina Mutran e Elza Miranda. Elas convidaram para a Mesa de autoridades Priscila Veloso, secretária-adjunta de Assistência Social de Marabá; Irizan Silva, secretário municipal de Saúde; Júlia Rosa, coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Marabá; Cláudia Cilene Alves de Araújo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Marabá; Gilmara Neves, coordenadora geral do Fórum da Mulher de Marabá; e Rosalina Isoton, presidente do Grupo de Mulheres Arco Íris da Justiça.
Irizan Silva disse que o número de mulheres com câncer de colo do útero no Pará ultrapassa 4 mil pessoas e disse que é preciso organizar a rede, porque há dificuldade de concluir tratamento. “Há muitas mulheres que iniciaram tratamento e não terminaram, o que é preocupante. Precisamos levantar dados e criar metas de trabalho para combater essa doença em nosso município”.
Júlia Rosa elogiou a Câmara por sempre abrir o Parlamento para ouvir às diferentes vozes. “Esta Casa, na pessoa de seu presidente e demais vereadores, compreenderam que a sociedade quer que a política da mulher é intersetorial e transversal, que precisa acontecer em todos os níveis.
A ex-vereadora fortaleceu o argumento de que o governo do Estado precisa implantar serviço de tratamento de câncer em Marabá, que é polo para a região sudeste do Estado. “Sei que há dificuldades na regulação, que fica à mercê da vaga que não está aqui em Marabá. Dependemos de Belém e precisamos enxergar essa realidade porque precisamos avançar”.
Priscila Veloso, secretária adjunta de Assistência Social, falou que é importante compartilhar histórias de luta e superação de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer. “Me sinto honrada representando o prefeito Tião Miranda. A forma como ele gosta de abraçar é trabalhando, com sua dedicação diária, ouvindo em seu gabinete as necessidades e discutindo as soluções com o secretariado”, disse Priscila.
A enfermeira Marília Gabriela Rocha Leão, coordenadora da saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde apresentou palestra sobre a importância da prevenção. “A atenção básica é a porta de entrada de todos os serviços de saúde. Vamos focar na promoção e prevenção de saúde. O HPV é o principal fator de risco ao câncer de colo de útero e precisamos fazer essa informação chegar a todas as mulheres”, disse.
Confira a programação do Outubro Rosa:
Texto e fotos: Ulisses Pompeu