Saúde: Revitalizada, Unidade de Saúde é inaugurada na Vila Capistrano de Abreu

(5 de fevereiro de 2021)

A Vila Capistrano de Abreu, zona rural de Marabá, vive um grande momento com a reinauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiza Pereira da Silva. A cerimônia, que contou com participação da comunidade local, servidores da unidade e autoridades, foi realizada cumprindo os protocolos de segurança.

A nova UBS conta com novo auditório e farmácia. A revitalização contemplou o telhado, partes elétrica e hidráulica, substituição das portas, banheiros com acessibilidade, revestimentos cerâmicos, pisos de granitina, paisagismo, garagem para ambulância, luminárias, refletores, copa, cozinha revitalizada, água e esgoto, e pintura nova. Além do atendimento médico, enfermeiros e técnicos.

Valmir Silva Moura, secretário municipal de saúde, acompanhou a cerimônia de reinauguração e destacou o avanço em serviços de saúde na zona rural do município. “Entregamos com muita alegria essa obra para a comunidade até porque sabemos que as necessidades da zona rural são enormes e isso contribui para a melhoria da saúde na região e estamos orgulhosos em atender mais uma comunidade aqui na vila Capistrano de Abreu”, disse.

Dona Sherley Martins Ribeiro, moradora da vila, foi uma das participantes. Ela havia levado o filho para vacinar e se impressionou com a nova estrutura. “Eu estava sendo atendida em outro postinho improvisado e agora passei aqui para vacinar meu filho. Para nós é um momento de muita alegria”, revelou dona Sherley.

Para o vereador Alécio Stringari, a nova UBS é resultado de um esforço conjunto de todos. Ele agradeceu a gestão municipal em atender um pedido que contempla não apenas a vila Capistrano, mas outras comunidades da região. “Há algum tempo já aguardávamos por esta obra e graças a Deus esse momento aconteceu. A demanda aqui da zona rural é muito grande e acho que esse momento vai propiciar para que a comunidade tenha mais dignidade porque vivemos longe da sede do município”, ressaltou.

O vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias, fez questão de participar da cerimônia onde fez menção ao empenho da gestão em melhorar o atendimento em saúde para os moradores da zona rural. “Muito bom para comunidade e orgulho para o governo municipal entregar uma nova unidade totalmente mobiliada e atende duas coisas a comunidade no atendimento e também ao profissional que trabalha no novo espaço”, destacou.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros (aéreas)/ Alessandro Viana