Saúde: SAE/CTA prepara programação do Dezembro Vermelho
Desde 2017, o Governo Federal instituiu a campanha Dezembro Vermelho com o intuito de promover a conscientização a respeito do vírus HIV e da Aids. Em Marabá, o Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) preparou uma programação especial. Neste ano, o tema é “HIV/Aids: Positivo ou negativo, fique sabendo”.
A coordenadora do Centro, Katiane Chaves, explica a importância da campanha. “O principal objetivo é chamar a atenção para a luta contra a Aids. Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de promoção, prevenção e diagnóstico para o HIV, mas no mês de dezembro, devido à campanha Dezembro Vermelho, a gente intensifica essas ações que têm como objetivo o alcance precoce pelo diagnóstico do HIV e assim coibir o desenvolvimento para a Aids”, explica.
Lembrando que HIV e Aids são coisas totalmente diferentes. Enquanto o HIV é o vírus que pode ser controlado por meio de medicação, a Aids ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é a doença resultante do vírus quando este não é controlado. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.
A programação deste ano inicia no dia 3 de dezembro com ação no ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira, de 8h às 17h, com testagem rápida, distribuição de insumos de prevenção como a camisinha e aconselhamento.
No dia 4 acontece o 3° Passeio Ciclístico do Dezembro Vermelho com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). A saída ocorre às 6h da manhã da Praça da Prefeitura com chegada na Praça São Félix de Valois.
A programação do passeio ciclístico contará com testagem rápida, apresentação cultural e aulão de ginástica para mulheres.
Nos dias 10, 17 e 18, a ação acontece no Partage Shopping com testagem rápida, distribuição de insumos de prevenção e aconselhamento, das 10h às 20h.
No dia 11, a programação acontecerá na feira do bairro Laranjeiras.
A coordenadora do SAE/CTA reitera o compromisso da campanha e faz uma chamada à população.
“Chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce por meio do teste rápido. Qualquer pessoa pode e tem acesso gratuito aos insumos de prevenção. Busque o SAE/CTA de Marabá ou a unidade de saúde mais próxima para obter informações com relação aos meios de prevenção contra qualquer tipo de IST”, finaliza.
Serviço
O SAE/CTA fica localizado próximo ao Hospital Materno Infantil, na Marabá Pioneira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis, distribuição de preservativo e outros serviços de aconselhamento e prevenção.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento