Saúde: São Félix recebe ação do CCZ com testes de leishmaniose
A ação vai percorrer todos os núcleos da cidade com as testagen rápidas, para prevenir e tratar a leishmaniose
Neste domingo, 10 de outubro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação no bairro São Félix, na Escola Evandro Santos Viana e na Praça dos Sonhos, para testagem rápida do diagnóstico da leishmaniose canina, a ação aconteceu das 8 às 12h.
De acordo com o médico veterinário Flávio Ferreira, coordenador do CCZ, esta ação tem como objetivo percorrer todos os núcleos da cidade com as testagens rápidas, para prevenir e tratar a leishmaniose. “É importante que as pessoas compareçam, tragam seus animais, a partir de 4 meses, e nos ajudem a prevenir a leishmaniose, que é transmitida picada de um mosquito do gênero Phlebotomus e é uma doença que pode ser de extrema gravidade e mortal, se não for detectada a tempo”.
André Luiz, supervisor, levou sua cachorrinha, Danone, de 2 anos e meio para realizar o teste na Praça dos Sonhos. “Essas ações são muito válidas, pois incentivam o cuidado com o animal e nos ajudam a preservar a saúde dos animais da nossa região e a nossa também, sempre que posso trago meus animais.”
Ana Carla Pereira, engenheira, é dona do Thor de 1 ano e 8 meses. “Como, infelizmente, ainda lidamos com doenças como essa, eu me preocupei em vir trazer o meu cachorro, apesar dele não apresentar nenhum dos sintomas, para ver se está tudo certo com ele”, destaca.
Confiram a galeria de fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Paulo Sérgio