SAÚDE: SECRETARIA FAZ DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA
Na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório do Senai, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu encontro com profissionais da Saúde, universitários e autoridades, para ouvir palestra acerca do tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”, objetivando a redução de maus-tratos na terceira idade.
Antes da palestra magna, objetivo principal do encontro, diversos personalidades e autoridades fizeram pronunciamentos acerca do tema, com destaque para a promotora de Justiça Lilian Viana freire que informou como se deve fazer para denunciar maus-tratos aos idosos.
Enquanto a coordenadora da Saúde do Idoso na SMS, Kelly Nunes Cortez, apresentou relatório do que tem feito, no decorrer deste semestre, em prol da saúde da pessoa idosa. Assunto que ela tem encarado com certeza de que vai melhorar os índices de uma pesquisa que citou Marabá como a pior cidade para os idosos.
Membro do Conselho Municipal do Idoso, a assistente social Onete Feliz, por trabalhar há bastante tempo nessa área, descreveu as agressões que os idosos de Marabá mais lhe tem relatado.
Por sua vez, a palestra proferida pela doutora Ana Cristina Viana Campos, professora da Unifesspa, diretora adjunta do IESB (Instituto de Estudo em Saúde e Biológicas) daquela Universidade, destacou os tipos de violência mais comuns contra a pessoa idosa, como: Física, sexual, psicológica, econômica financeira, abandono, negligência e autonegligência.