SAÚDE: SECRETARIA REALIZA 1º SEMINÁRIO DE IMUNIZAÇÃO DE MARABÁ
Com uma programação recheada de palestras e debates é realizada nesta quarta (02) e quinta-feira (03) no auditório da faculdade Metropolitana, o primeiro seminário de imunização de Marabá. O evento tem como objetivo levar as novas orientações profissionais sobre o tema a enfermeiros, técnicos em enfermagem e gerentes de Unidades Básicas de Saúde.
No ciclo de palestras do primeiro dia estava em debate o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, além da rotina da sala de vacinação e envio de produção.
De acordo com a palestrante e coordenadora do departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Crissiana Duarte Dias, os técnicos de vacina têm que ter um conhecimento vasto sobre as vacinas do PNI, eventos adversos e condutas relacionadas, padrões de funcionamento da sala de vacina, rede de frios e informática, além da técnica correta para aplicação de cada vacina.
De acordo com as orientações do setor de imunização quando a sala de vacina está preparada, nenhuma informação importante se perde, todos os problemas de eventos adversos e perda de qualidade dos imunes são identificados, todos os faltosos da área de cobertura são rastreados e toda população se beneficia com a proteção contra doenças preveníveis por meio da vacinação.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (SMS), enfermeira Fernanda Miranda, quando a população tem conhecimento das vacinas que são ofertadas e se propõem na prevenção de diversas doenças elas procuram mais as unidades de saúde para serem imunizadas, estamos em plena campanha da vacinação contra influenza e a população que se insere em algum grupo de risco deve se imunizar.
De acordo com a enfermeira, todas as campanhas devem ter o alcance de 90% do público alvo e muitas vacinas, entretanto, o governo federal está tendo dificuldades em adquirir pela falta no mercado e daí a necessidade do cidadão procurar as unidades de saúde e que esse é o momento de compartilhar informações com os profissionais envolvidos nas campanhas de imunizações.
PIN – Programa Nacional de Imunizações
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de política pública de saúde. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Desde que foi criado, em 1973, o programa busca a inclusão social, assistindo todas as pessoas, em todos o país, sem distinção de qualquer natureza. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos de saúde ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo aos locais de difícil acesso.
Há mais de 100 anos foi realizada a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro.