SAÚDE: SEMINÁRIO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REÚNE DEZENAS DE GESTORES EDUCACIONAIS DE MARABÁ
O I Seminário do “Programa Saúde na Escola” (PSE) aconteceu nesta quarta-feira (26), durante todo o dia, no auditório da Faculdade Carajás. O público foi composto por diretores, coordenadores e orientadores educacionais das escolas da rede municipal de ensino. Os educadores debateram temas importantes como gravidez na adolescência, uso de drogas e saúde mental.
De acordo com Venora Barros, coordenadora do PSE e da Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, por uma necessidade emergencial, a Secretaria de Educação, solicitou seis temáticas no seminário. Foram abordados, por exemplo, assuntos como a gravidez na adolescência, suicídio, automutilação, violência, depressão, drogas e sexo.
O objetivo é fazer um processo de conscientização junto ao corpo escolar para que eles possam repassar as orientações e informações para os demais componentes da escola, como informa a coordenadora.
“Para que nós, como trabalhadores da saúde possamos orientar diretores, coordenadores pedagógicos a como tratar as crianças, como fazer a prevenção, fazer o acolhimento, como conversar com o pais sobre isso, sendo que tem muitos pais que tem resistência quando o assunto é sexo, o uso do preservativo, DST”, explica Venora.
Essa é a primeira vez que um evento do PSE foi aberto ao público no município. Atualmente, 42 escolas são pactuadas com o PSE no município e beneficiadas com as ações (palestras). A Escola Martinho Mota, na folha 27, é uma delas. Segundo a diretora Cristina Arcanjo, o PSE tem colaborado na lida com a comunidade escolar.
“O evento tem sido bastante produtivo. Agora é pegar as informações que nos foi repassada, fazer uma diagnose mais detalhada a respeito das nossas necessidades e construir uma linha de encaminhamentos”, ressalta a diretora.
A Aparecida Miranda, é orientadora educacional da Escola Mário Antônio, na folha 25. A escola municipal, conta com 248 alunos, entre Ensino Fundamental do primeiro segmento, Educação Infantil e uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Lá o PSE também tem ajudado, por isso, fez questão de participar do seminário.
“É importante trazer pra debate situações-problemas que estamos enfrentando todos os dias na escola. Deixa de ser tabu e passa a ser um trabalho de parceria mesmo, Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Educação, pra juntos nós buscarmos pelo menos minimizar essas problemáticas tão atuais na escola”, destaca a educadora.
Em Marabá o PSE tem parceria com a Faculdade Carajás, com a cedência de estudantes de enfermagem.