Saúde: Servidores dos postos de saúde das Vilas Santa Fé e Capistrano recebem capacitação

(3 de março de 2021)

Nesta terça-feira (2), os servidores da Unidade Básica de Saúde Djalma Azevedo, na Vila Santa Fé, passaram por uma capacitação sobre formas de acolhimento, tratamento dos pacientes e produção do e-SUS (Conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do Sistema Único de Saúde). A ação também contou com a participação da gerência da UBS da Vila Capistrano de Abreu.

O treinamento foi ministrado por uma assistente social e abordou a forma como os funcionários devem lidar com os encaminhamentos intersetoriais, encaminhamentos de urgência, marcadores, consultas, ambulância, entre outros. “Recebemos pacientes na UBS com picada de cobra, fratura, arma branca, arma de fogo. Aprendemos sobre de que forma fazemos esse acolhimento para encaminhar para o Hospital Municipal de Marabá – HMM da forma mais ágil e adequada para o bem estar do paciente”, explica a enfermeira assistencial da UBS Djalma Azevedo, Waldenira Menezes.

Enfermeira Waldenira Menezes

A ação faz parte de uma série de ações que a UBS Djalma Azevedo vem promovendo para aperfeiçoar o atendimento e também relacionadas aos programas de Atenção Básica do município, como Programa dos Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia) e Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame), entre outros.

Na última sexta-feira (26) ocorreu a ação do Programa Hiperdia, voltada às orientações nutricionais e atividade física, no qual foi realizado palestras e prática de exercícios físicos, comandando pela enfermeira assistencial para os demais funcionários da e pacientes com comorbidade da UBS.

“Fizemos com intuito de todos participarem da atividade física. Abordamos os benefícios da alimentação, o que se pode ou não consumir, demos as orientações para prevenção da doença e como funciona o acompanhamento na UBS, tendo que vir com o médico de 6 em 6 meses para renovar a receita”, ressaltou a enfermeira Waldenira Menezes. Ao fim também foi disponibilizado um café da manhã aos funcionários e pacientes.

AGENDA

Para este mês já estão marcadas ações do Março Lilás, relacionadas ao dia 8 de março, dia da Mulher. A ação está prevista para o dia 17 de março. Além de palestras, brincadeiras e café da manhã será feito o rastreamento do PCCU e câncer de mama.

PROAME

No início de fevereiro (5) já havia ocorrido outra ação do Proame, com palestras educativas realizadas por nutricionistas do HMM para as mães da região. O Proame realiza o acompanhamento de crianças até dois anos e aborda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses.

As mães que executaram o aleitamento materno exclusivo durante o período receberam certificado e foram feitas avaliações nutricionais e do Índice de Massa Corporal (IMC) dos bebês para avaliação. “As nutricionistas explicam às mamães que não é necessário outro tipo de alimentos no início da vida. Nada de chá, suquinho. Isso começa a ser inserido aos poucos depois dos seis meses”, sublinha Waldenira. A ação também contou com café da manhã e distribuição de brindes.

Veja mais fotos das ações:

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação