Saúde: Servidores da UBS Maria Bico Doce recebem treinamento sobre o Previne Brasil
Na manhã desta quinta-feira, 31, servidores da Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce, no núcleo São Félix, receberam treinamento sobre o Previne Brasil, o novo modelo de financiamento da Atenção Básica.
Por meio desse modelo, o Ministério da Saúde busca fazer repasses aos municípios tendo como base o vínculo entre as populações assistidas e as equipes de atendimento como os Agentes Comunitários de Saúde.
O programa também visa incentivar as unidades locais a estabelecerem novas ações estratégicas por meio das equipes de Saúde da Família e Atenção Primária. O intuito, segundo o Ministério, é equilibrar os valores financeiros per capita que dizem respeito às pessoas cadastradas nos programas.
“Esse treinamento sobre o atendimento de qualidade na atenção básica vai se dar em todas as unidades de saúde. Já passamos por várias unidades e vamos passar por todas”, explica Ângela Assunção, coordenadora do Programa de Melhoria do Acesso da Qualidade (PMAQ) ligado à Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS).
A Agente Comunitária de Saúde Patrícia Lima comenta sobre a importância do treinamento realizado na unidade.
“Como agentes de saúde, nós precisamos nos atualizar principalmente com essas capacitações para que nós possamos passar para os pacientes para eles aprenderem com a gente, com palestras, informações novas que serão muito bem vindas”, ressalta ACS Patrícia.
Na ocasião, a Coordenação do E-SUS deu orientações sobre o funcionamento do Prontuário Eletrônico do Cidadão, importante ferramenta que trará benefícios para a captação dos dados das produções realizadas pelos profissionais e que serão encaminhados ao Ministério da Saúde.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação
Galeria: