Saúde: Setembro Amarelo intensifica ações de prevenção ao suicídio
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado dia 10 de setembro, será promovida a campanha nacional do Setembro Amarelo, a fim de intensificar ações de prevenção do suicídio no município. A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento) e ainda as Unidades Básicas de Saúde desenvolvem vasta programação com palestras e ações de conscientização e panfletagem para variados públicos.
A campanha de prevenção ao suicídio visa à conscientização da população sobre esse grave problema e ainda formas de evitá-lo. Segundo a enfermeira Elouise Castro, coordenadora da Estratégia Saúde da Família, para contribuir na prevenção do suicídio, devemos ser capazes de perceber os sinais de alerta que uma pessoa emite.
“Se você perceber que uma pessoa, por exemplo, está desinteressada (até mesmo das atividades que gosta), não tem mais a mesma produtividade na escola ou no trabalho, está isolando-se de amigos e parentes, ou diz muitas frases relacionadas à morte, esses podem ser sinais de que aquela pessoa está precisando de ajuda”, alerta a coordenadora da Estratégia Saúde da Família.
A enfermeira lembra que o primeiro passo é conversar com essa pessoa. “Mas aqui fica uma dica importante: deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto. O nosso objetivo maior é ajudar”, pondera.
CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial é referência em saúde mental e tem um papel muito importante na sociedade. De acordo com Adriana Tábata dos Santos, coordenadora do CAPS II, uma das suas funções do Centro é matriciar as equipes de saúde do município e realizar ações intersetoriais com toda sociedade.
O serviço Caps orienta, capacita, acolhe e realiza treinamentos para toda cidade em todas instâncias. “A prevenção ao suicídio acontece o ano todo, faz parte das nossas ações falar sobre suicídio em variados serviços e públicos. No mês de junho, por exemplo, realizamos um grande encontro com lideranças religiosas de Marabá para falar sobre suicídio.
O Caps funciona de portas abertas, acolhe todos os dias de segunda a sexta feiras das 08h às 18h.
CTA
O CTA também participa do Setembro Amarelo, com aconselhamento e testagem. Para a psicóloga Marta Marinatti, dentro da realidade do CTA, o que motiva os servidores para a campanha em voga é ver pessoas que quer seja diante do diagnóstico de HIV, na espera pela cura da SIDA, que vivenciam o preconceito e estigma da HIV, ou até por conflitos com sua sexualidade – perdem a esperança e veem na morte a fuga dos conflitos.
“Sendo assim, inspirados pela vontade de ajudar esta população e tendo como referência o sucesso do trabalho desenvolvido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) nós lançaremos na nossa primeira campanha contra o suicídio e a favor da vida”, disse a psicóloga, complementando que, a equipe do CTA/SAE é multidisciplinar e conta com médicos, enfermeiros, assistente sociais e psicólogo.
Nesta terça-feira (3), o CTA realizou durante o período da manhã no Centro de Convenções a primeira ação do Setembro Amarelo, concomitante ao evento da Polícia Civil “Quebrando Paradigmas”.
Além da ação conjunta desta terça-feira, ainda nesta primeira semana de setembro, o CTA e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) promovem nas dependências do próprio CTA a distribuição de laço de solidariedade amarelo; oficina informativa de equipe com servidores (manhã e tarde); montagem de painel sobre vida, esperança e CVV; e criação da caixa amarela.
E ainda, na terceira semana de setembro palestras para clientes, no auditório do CTA; finalizando a campanha, dia 25 “Caminhada em Prol da Vida”.
Programação
A SMS irá desenvolver em várias Unidades Básicas de Saúde palestras com enfermeiro especialista em Saúde Mental. O CAPS está também com programação recheada. O leitor confere logo abaixo a programação:
UBS EMERSON CASELLI 09/09- 9 HORAS
UBS LARANJEIRAS 10/09- 15 HORAS
UBS JAIME PINTO 11/09- 8 HORAS
UBS PEDRO CAVALCANTE 11/09- 10 HORAS
CRISMU- 12/09- 9 HORAS
UBS MARIANA MORAES 13/09- 14 HORAS
UBS HIROSHI MATSUDA 13/09- 16 HORAS
UBS CARLOS BARRETO- 16/09- 9 HORAS
UBS DEMÓSTHENES AZEVEDO 17/09- 15 HORAS
UBS ENFERMEIRA ZEZINHA 17/09- 9 HORAS
UBS MARIA BICO DOCE- 19/09- 15 HORAS
UBS AMADEU VIVACQUA- 19/09- 8 HORAS
UBS JOÃO BATISTA BEZERRA – 19/09- 15 HORAS
CAPS
12/09- Ação de saúde mental na Faculdade Carajás- 14 horas
18/09- Panfletagem no farol próximo a Câmara Municipal – 8 horas
27/09- Prevenção sobre suicídio com professores e diretores da Semed (Secretaria Municipal de Educação) no Caps. De 8 às 18 horas.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação