Saúde: SMS aguarda Estado enviar vacinas para iniciar 3ª etapa da campanha

Algumas Unidades Básicas de Saúde do município ainda têm estoque, mas em quantidade pequenas. Previsão é que as vacinas comecem a ser aplicadas a partir de quarta-feira (13). 

A Prefeitura de Marabá vem a público informar que o lote de vacina referente a 3° fase da Campanha de Vacinação contra gripe (Influenza A H1N1) que se iniciaria nessa segunda-feira (11) ainda não chegou ao município. O Departamento de Vigilância em Saúde de Marabá ainda aguarda a entrega das vacinas por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).

Segundo Ana Raquel dos Santos Miranda, Diretora de Vigilância em Saúde da 11° regional da Sespa o órgão receberá as vacinas nessa segunda-feira e o passará aos municípios a partir de amanhã. “Nunca fizemos a vacina de Influenza por etapas, sempre foi um período único. A explicação é só uma. Várias remessas chegam em pequenas quantidades. Vivemos um momento único devido a pandemia”, esclarece Ana Raquel. A previsão é que as vacinas comecem a ser aplicadas a partir de quarta-feira (13).

As datas da campanha, no entanto, permanecem as mesmas. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, Gestantes e Puérperas até 45 dias serão o foco da campanha até dia 17/05. Do dia 18/05 a 05/06 serão priorizados para vacinação os adultos de 55 a 59 anos de idade e professores. As medidas têm como objetivo evitar aglomerações nas Unidades de Saúde.

Segundo a coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cinthia Mendes, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ainda tem estoque da vacina, mas em quantidade pequenas. A primeira etapa da Campanha vacinou 14.594 idosos, superando a meta estipulada de 13.330. A segunda etapa vacinou mais de 4 mil profissionais de saúde, também superando a meta pré-estabelecida.

Texto: Osvaldo Henriques

Acessibilidade