Saúde: SMS alcança áreas por meio do Extra Muro
Nas áreas afastadas de Unidades Básicas de Saúde, na zona rural, nos eventos pela cidade, nos abrigos em época de enchentes e em outros momentos de necessidade, Marabá conta com o serviço do Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para levar atendimento à população.
“Tudo que é atividade envolvendo a saúde fora das UBS é de responsabilidade nossa”, explica Cynthia Pombo, coordenadora do Extra Muro. “Montamos a equipe com enfermeiro, técnico, médico, agentes comunitários de saúde e levamos essa infraestrutura para a população receber todos os serviços que a UBS oferece, só que fora dela. A equipe é montada com profissionais de outras áreas da saúde, normalmente profissionais próximos a área da ação”, completa.
Os atendimentos variam de acordo com a necessidade e a ocasião. Vão desde atendimento médico, atendimento de enfermagem, emissão de Cartão SUS, aferição de Pressão Arterial, glicemia, testes rápidos, incluindo o da Covid. Também é levado medicamento, mediante recomendação médica. “A gente também acompanha a pesagem do pezinho, faz teste do pezinho e também podemos levar o serviço do Bolsa Família que acompanhamos nos atendimento”, explica.
Atualmente os trabalhos estão acontecendo bastante em relação à vacinação da Covid-19. “Tivemos 10 pontos volantes espalhados por outras áreas nesse último no Dia da multivacinação, levando as vacinas para as pessoas e levamos também à população a vacina da Covid-19 também”.
Além dos pontos volantes, recentemente também foi realizada uma ação na VIla Cupú, com atendimento médico, palestra de saúde bucal, distribuição de medicação e distribuição de kit bucal. Também foram realizadas vacinas da Covid nas vilas Três Poderes e Josenópolis.
Parceria multiprofissional
Atualmente também estão sendo realizadas ações junto à equipe de nutrição e coordenação da mulher com programação voltada para as gestantes durante da pandemia.
Entre outros locais, foram atendidas grávidas nos residenciais Magalhães e Tiradentes e na Folha 06. “Dentro desse contexto todo da pandemia temos uma programação para atender e buscar as crianças desnutridas dentro desse processo. Atendemos vários bairros e associações de áreas descobertas e identificamos as crianças”, explica.
As crianças são atendidas por médicos especialistas e ficam sendo acompanhadas por 4 meses, com o objetivo de tirar elas do quadro de desnutrição. Na ação também são atualizadas as cadernetas vacinais dessas crianças.
Os eventos da cidade também são sempre cobertos pela equipe Extra Muro. “Seja nos abrigos, na época da enchente. Em eventos sazonais como o veraneio, mandamos equipe para atender na praia, na orla, nas festas juninas, carnaval e demais eventos realizados pela Prefeitura. Toda a atividade realizada fora do horário de serviço, em regime de plantão, é com o extra muro”, acrescenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento / Arquivo