Saúde: SMS faz chamada para vacinação contra a gripe
Desde o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realiza a vacinação contra a Influenza (H1N1). Atualmente, a campanha tem como foco pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo municipal e intermunicipal, forças armadas e de segurança, e salvamento como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Para se vacinar, as pessoas que fazem parte desses grupos precisam se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima com documento de identificação, cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de que faz parte do grupo prioritário.
Apesar da ampliação, entre os grupos e faixas etárias atendidos até agora, as metas de vacinação ainda não foram alcançadas. Segundo dados atualizados da SMS, 10.296 crianças receberam ao menos uma dose do imunizante. A maioria tem entre 6 meses e menos de 6 anos, o restante são crianças menores de 9 anos com alguma doença crônica como asma.
Além disso, crianças que não foram vacinadas nas campanhas anteriores recebem uma dose de reforço 30 dias após a aplicação da primeira. Mesmo com o grande número de vacinados, nessa faixa, apenas 40,1% do público-alvo foi vacinado.
Entre as gestantes, o índice chega a 43,7% representando 1.579 de um público esperado de 3.617 mulheres. Entre as puérperas, 206 foram vacinadas de um total de 587. Nos outros públicos foram vacinados 5.492 idosos, 2.494 profissionais da saúde e 346 professores, correspondendo a 27,4%, 52,1% e 11,8% respectivamente.
Todos os grupos atendidos até agora estão abaixo da meta de vacinação de pelo menos 90%. Por causa disso, a SMS está realizando busca ativa dessas pessoas por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família para alcançar a cobertura vacinal necessária.
Em tempos de pandemia, não é apenas a Covid-19 que pode trazer complicações à saúde. A gripe também pode levar a óbito. Diante disso, o Ministério da Saúde optou por fazer uma inversão na ordem prioritária de vacinação contra a H1N1 para não haver conflito com a vacinação contra a Covid-19. A campanha sempre começou pelos idosos, mas esse ano as crianças foram as primeiras vacinadas.
O indicado é que, caso a pessoa já tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, espere um intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a Influenza. É preciso estar atento para que esse intervalo seja respeitado independente de qual vacina a pessoa receber primeiro.
O coordenador de imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Fernando Gomes faz um apelo para que as pessoas compareçam às UBS´s para receber o imunizante.
“Hoje nós estamos com a cobertura vacinal em uma porcentagem muito baixa. Então pedimos que as pessoas desses grupos se dirijam às unidades de saúde para receber a vacina contra a Influenza que também é importante. As pessoas devem se preocupar com a Covid-19, mas não podem deixar de lado a gripe que também pode trazer complicações”, ressalta.
De acordo com os dados mais recentes, já foram aplicadas mais de 17 mil doses da vacina contra a Influenza H1N1 de um total de mais de 40 doses enviadas para a SMS e que estão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação