Saúde: SMS lança campanha “Janeiro Roxo” para a prevenção da hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Doenças Crônicas, lançará  a campanha “Janeiro Roxo” com o tema “Prevenção de Incapacidades”, nesta quarta-feira (09). O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa, que tem cura, mas precisa de tratamento sério e ininterrupto.  

Segundo Arithana Barros Silva, coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, a abertura da campanha Janeiro Roxo está marcada para às nove horas da manhã, na Unidade Básica de Saúde Emerson Caseli, no Bairro da Liberdade, onde os índices de hanseníase são altos. “A campanha acontecerá em todo o mês de janeiro. Cada unidade de saúde terá seu dia D. Vamos ter palestras para comunidade e uma programação para os profissionais de saúde, treinamento para os médicos, inclusive para a zona rural”, ressalta a coordenadora.

Em Marabá, atualmente cerca de 200 pacientes fazem o tratamento da doença na rede municipal de saúde. O tratamento, realizado por profissionais capacitados e medicação, está disponível em todas as unidades básicas de saúde . Para intensificar os esforços a fim de tornar o país livre da hanseníase, Arithana enfatiza que a SMS dará continuidade as ações do projeto “Abordagens Inovadoras” caracterizado pela avaliação de contatos, pessoas que convivem com o infectado pelo bacilo Mycobacterium leprae causador da doença. 

De acordo com Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), a transmissão da hanseníase  acontece de pessoas doentes sem tratamento para indivíduos saudáveis por meio das vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala). A recomendação da SMS é que ao perceber manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, é preciso procurar uma unidade básica de saúde o mais rápido possível. A pele também pode apresentar alterações de sensibilidade em relação ao calor, frio, dor e toque. É comum também surgir a sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés e mãos) e pode haver diminuição do suor e de pelos em algumas áreas . 

ACESSIBILIDADE
X