SAÚDE: SMS MOBILIZA PACIENTES PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES
Na manhã de quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um estande na Praça “Antônio Moreno”, Cidade Nova, onde foram disponibilizados testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e vacinação contra a gripe.
Nesta sexta-feira (27), as Unidades de Saúde de Marabá estão em atendimento especial para os hipertensos. A ação faz parte das comemorações em alusão ao Dia Nacional do Combate a Hipertensão, comemorado na quinta-feira (26).
Gislane Ferreira, coordenadora do Hiperdia explica que todas as pessoas, independentes da idade, devem ter os cuidados necessários para prevenir e combater a hipertensão e a diabetes. “É importante uma boa alimentação e atividade física, não só para os idosos. Todos nós estamos expostos a ter uma hipertensão. Se a gente se cuidar e se prevenir, vamos chegar a maior idade com mais saúde”, comentou a coordenadora.
Na manhã de quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um estande na Praça “Antônio Moreno”, Cidade Nova, onde foram disponibilizados testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e vacinação contra a gripe. Além disso, encaminhou os pacientes que apresentaram alterações nos exames, ao Centro de Saúde Pedro Cavalcante para uma consulta médica. Quem passou por exames, contou ainda com um café da manhã saudável servido pela secretaria. No cardápio havia frutas diversas.
A SMS teve a parceria dos Centros de Referências de Assistência Social, os CRAS, na mobilização de idosos. Dona Maria das Graças Alves, de 67 anos, aproveitou a oportunidade. A idosa sofre com diabetes e sabe que precisa controlar a doença. “A gente precisa dessas atividades, a gente que tem uma idade tem de se cuidar”, enfatiza ela.
A também aposentada Maria das Graças Feitosa, diz que sempre acompanha as ações de saúde. “Fiz teste de glicemia e medi a pressão, tá tudo ok”. Ela ressalta também que acha importante a realização de ações como esta “porque ajuda muito as pessoas idosas, muito deles não quer sair de casa e com uma ação assim, eles vem, um vai incentivando os outros”, afirmou dona Maria.
Já seu Reinaldo saiu do Residencial Tiradentes, em Morada Nova, só para participar do evento. “É importante, eu gosto demais”, salientou o idoso. Assim como ele seu Antônio Martins chegou cedo para fazer os exames. “Muitas vezes a gente quer fazer uma consulta e o dinheiro tá difícil, e quando vai ainda tem de marcar a consulta pra tantos dias e aí demora. E assim é bom porque é mais rápido, né”, destacou o aposentado.
O programa Hiperdia funciona em todos as UBS do município. A orientação da coordenação do programa é de que as pessoas que sofrem de Hipertensão e/ou Diabetes procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o controle e ter acompanhamento de profissionais.