A inscrição para a caminhada deste domingo pode ser feita com a doação de uma lata de leite. A concentração tem início às 6 horas, em frente ao CTA.

No período de 1º a 14 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realiza programação especial alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV/AIDS, iniciando com uma caminhada pelas ruas da Marabá Pioneira, neste domingo, dia 1º, a partir das 6h30, com objetivo de chamar a atenção da comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis, bem como a necessidade do diagnóstico precoce.

Os interessados em participar da caminhada devem inscrever-se no CTA, localizado na Travessa Santa Terezinha, Marabá Pioneira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, tendo como investimento uma lata de leite, garantindo assim uma camiseta.

A concentração para a caminhada tem início às 6 horas, em frente ao CTA, devendo percorrer o seguinte percurso: saída pela Rua 5 de Abril, depois Passondas de Carvalho, Mestre Oliva, Marechal Deodoro (Orla), finalizando na Praça São Felix de Valois.

Katiane Chaves de  Souza, Gerente do SAE/CTA, informa que o Dia Mundial de Luta Contra o HIV/AIDS é celebrado em todo o mundo, desde 1987. No Brasil, a data é considerada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, com o intuito de despertar a consciência sobre a necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre o agravo.

Programação

Testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; distribuição de preservativos feminino e masculino, gel lubrificante e material informativo; aula de zumba (Secretaria de Cultura Esporte Lazer) aula de Hiit (Cross Box Liberty) e diversas blitzen em pontos  da cidade.

As testagem e aconselhamentos, fora do CTA, acontecerão aos sábados, das 7h às 19h, respectivamente: dia 07, no Bairro Jardim União e Feira das Laranjeiras; dia 14, na Rodoviária do Km 6.

Quatro blitzen estão previstas em pontos de grande movimentação de veículos e pessoas, no período de 02 a 05 de dezembro: iniciando pelo semáforo da Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira (dia 2), Semáforo do Pátio Shopping Marabá (03), semáforo da Câmara Municipal (04) e semáforo do Bairro Liberdade, na quinta-feira, 05 de dezembro.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação