Saúde: SMS realiza mutirão para emissão e atualização do Cartão SUS

Do dia 2 a 6 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar um mutirão para emissão e atualização do Cartão SUS. A medida visa atingir sobretudo os alunos de Rede Pública de Ensino, pois a presença do cartão tornou-se obrigatória devido às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), sendo exigida no momento de matrícula dos alunos, algo que está sendo trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A coordenadora do Cartão SUS em Marabá, Consuelo Amiquiniré Sompré, explica que a ação ocorrerá das 8 às 18 horas, sem intervalo no horário do almoço, para dar a oportunidade dos pais retirarem o cartão e fazerem a atualização. “O cartão SUS hoje é indispensável para saúde e para educação. Necessitamos de ter esse cartão vinculado às nossas produções, a partir daí alimentamos o sistema e captamos o recurso federal”, explica.

Atualmente o PSE contempla 12 ações no município: atualização vacinal dos estudantes, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, ações de combate ao mosquito Aedes Aegyptil, avaliação da saúde bucal, saúde ocular e avaliação auditiva, prevenção de violência e acidentes, identificação de sinais de agravo, prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, realização de práticas corporais, promoção dos direitos humanos,  prevenção de DST/AIDS e orientação sexual.

A coordenadora do PSE do município, Tarcilene Varela, explica que o programa atua através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Temos como objetivo formar cidadãos e promover ações de prevenção da saúde.  Atuamos com as UBS, em várias ações, principalmente na questão da dengue. As ações são descritas pelo Ministério da Saúde e o selo Unicef exige que elas sejam realizadas”, explica.

Para emitir ou atualizar o seu Cartão SUS é necessário, documento de identidade, carteira de nascimento para menores de idade, certidão de casamento, carteira de trabalho, CPF e comprovante de endereço, para as crianças já matriculadas na rede pública pode ser uma declaração da escola. “É bem simples de fazer, quem não for ao mutirão,  só basta procurar uma UBS portando os documentos pessoais originais, e os responsáveis farão a emissão, no caso dos maiores de idade é necessário comprovante de residência no nome da pessoa, tanto para retirar esse cartão, quanto para atualizar”, completa Consuelo Sompré.

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Arquivo 

 

Acessibilidade