SAÚDE: ENTENDA COMO FUNCIONA O TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO (TFD)
Atualmente, mais de 400 pacientes do município estão sendo atendidos pelo serviço em Belém, Tucuruí e Araguaína, destinos onde mais são encaminhados para o tratamento de saúde. Todos os dias dezenas de pessoas procuram a central de atendimento do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para dar entrada.
O TFD atende todos os pacientes que residem em Marabá e precisam de atendimento fora do município quando a especialidade médica não é oferecida nos hospitais em Marabá. O paciente também precisa estar amparado legalmente por uma avaliação médica e encaminhado pelo médico especialista habilitado para ser atendido pelo serviço em outro município ou Estado. O paciente também precisa estar cadastrado no SUS.
A partir desta avaliação, ele precisa preencher o formulário TFD do município, anexar o laudo médico do especialista correspondente e dar entrada no serviço, para ser atendido e submetido por um especialista médico da regulação, que vai avaliar o quadro clínico e indicar o transporte necessário.
No momento que o paciente é aceito, servidores do próprio TFD em Marabá se responsabilizam pela estrutura de transporte terrestre, fluvial ou aéreo, dependendo do caso, bem como as diárias para despesas com alimentação referente aos dias correspondentes ao tratamento e o leito para o paciente nos hospitais nos municípios que serão encaminhados. Portanto, o paciente só sai de Marabá quando está em mãos com a autorização do hospital o qual receberá o paciente.
As principais especialidades que ainda não são oferecidas em Marabá e que são atendidas pelo TFD são hepatologista, hematologista, oncologia, reumatologia e pneumologista. Quando todos os recursos disponíveis de uma especialidade, que existe em Marabá, já se esgotaram, este especialista pode encaminhar o paciente para buscar também atendimento através do TFD.
Atualização de dados
De acordo com Ângela Assunção, coordenadora do TFD em Marabá, os pacientes que são atendidos pelo programa precisam atualizar seus dados, “há casos que nós ligamos e dá número inexistente e até mesmo o endereço não está atualizado. Isso dificulta nosso trabalho”, explica Ângela.
Após a viagem, é preciso que o paciente faça a prestação de contas de despesa, para que não venha a ter problemas mais tarde e até ser cortado do serviço. Em Marabá até sexta feira passada (15) 422 pacientes foram atendidos pelo TFD.
O QUE É O TFD (Tratamento Fora do Município)?
O TFD é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde podem receber que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes residentes em um determinado Estado a serviços assistenciais localizados em Municípios do mesmo Estado ou de Estados diferentes, quando esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no local de residência (Município/Estado) do paciente e desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução de seu problema ou haja condições de cura total ou parcial.
QUAIS AS DESPESAS ESTÃO ABRANGIDAS PELO TFD?
As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas a transporte aéreo, fluvial e terrestre, diárias de alimentação e pernoite para paciente e acompanhante (se este se fizer necessário), devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do Município/Estado.