Saúde: Estrutura da UBS Amadeu Vivácqua muda a vida de pacientes em São Félix
Já faz cinco meses que a jovem Maissa Kemilly descobriu que está grávida. E desde então ela e a mãe Márcia Kenis, mantém uma rotina de visitas à Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivácqua, no Bairro São Félix, para realizar o pré-natal. O atendimento odontológico para gestantes passou a ser oferecido após a reforma do prédio e Maissa aproveitou a novidade e fez sua consulta.
“Eu fiz meu pré-natal aqui na UBS, foi bom, mas não tínhamos esse serviço. Estou gostando muito de ver minha filha ter acesso a mais esse serviço em um local que está bem cuidado e a doutora atende muito bem a gente”, comenta a futura avó, Márcia Kenis.
A mamãe garante que já escolheu o nome do bebê e está feliz com o atendimento que recebe. “Eu estou gostando muito. É meu primeiro filho, Noah Raphael, e fico feliz por cuidar dele e de mim”, acrescenta.
A nova UBS Amadeu Vivácqua foi entregue à população em abril de 2020, no início da pandemia. Devido à urgência, alguns serviços como os laboratórios de odontologia só foram concluídos posteriormente. O novo local começou a funcionar no final de abril e dispõe de quase o dobro do espaço físico.
De acordo com Jeovan Alves, Gerente do Centro de Saúde Amadeu Vivácqua, após a revitalização foram ampliados os serviços e com isso a população local só tem a ganhar. A UBS oferece um posto de coleta laboratorial, que atende perfeitamente a demanda. Dessa forma, os pacientes não precisam atravessar a ponte em busca de atendimento em laboratórios de outros núcleos de Marabá. A gestão trabalha com o objetivo de ampliar os serviços ofertando conforto e qualidade nos atendimentos.
O Centro de Saúde ganhou um consultório a mais, uma sala de procedimentos com quatro boxes e quatro leitos, um Centro de Material de Esterilização (CME), centro de regulação, auditório e três novos banheiros, sendo um adaptado para Portadores de Necessidades Especiais (PNE). A UBS também oferece serviços de vacinação, curativos, dispensa de medicação, de insumos para diabéticos, atualização e emissão do Cartão SUS.
Além disso, a UBS possui uma copa e uma farmácia mais ampla para os funcionários trabalharem, regulação e sala de triagem, além dos dois consultórios odontológicos. A cirurgiã dentista Rosirene de Almeida Manhães conta que são atendidos 6 a 7 pacientes por turno, com serviços como obturação, limpeza, extrações e em caso de próteses ou mais graves é feito o encaminhamento para o profissional necessário.
A prioridade dos atendimentos são as mamães, mas também são organizados atendimentos de livre demanda, além de visitas na casa dos pacientes, através do Estratégia Saúde da Família (ESF), nas terças e quintas-feiras. Toda segunda e terça também é separada uma vaga para atendimento a ser realizado em jovens do Centro de Detenção Juvenil (CIAM)
Rosirene analisa que as ações devem trazer muitos benefícios futuros à comunidade. “É um cuidado que passa da mãe para o filho. Além de melhorarmos a saúde e autoestima delas, conversamos e educamos as mães. É um cuidado que ela não teve, mas passará para o filho. Vejo muitas histórias aqui que fico feliz de fazer meu trabalho e sei que terá um impacto. Sei que o acesso às vezes é um pouco difícil, porque a demanda é grande, mas vale à pena”, completa.
Segundo o assistente administrativo da UBS, Manoel Lima, são realizadas cerca de 180 consultas médicas por semana na UBS, além das visitas domiciliares que são realizadas por duas equipes do ESF. A unidade dispõe de 4 médicos, 4 enfermeiros, 8 técnicos de enfermagem e 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Ao lado da UBS também funciona a base descentralizada do SAMU, inaugurada em novembro de 2020, que tem ajudado a salvar muitas vidas. São atendidas em torno de 6 a 7 chamados por dia. A equipe é composta por um técnico e um condutor socorrista. A base serve para agilizar as demandas do Núcleo São Félix, Morada Nova e das folhas 5, 6 e 7.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: