Saúde: UBS Carlos Barreto recebe Dia D contra o câncer do colo de útero

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Barreto, em Morada Nova, realizou nessa segunda-feira (16) o dia D no combate ao câncer do colo de útero. A ação contou com palestra educativa sobre o assunto, coleta do PCCU, realização de testes de glicemia, sífilis, HIV, consulta com clínico geral, confecção e atualização do Cartão SUS e atendimento odontológico para as mulheres.

A ação faz parte do Março Lilás, Mês da Prevenção ao Colo de Útero. O dia D será realizado em todas as UBS do município, de acordo com cronograma pré-estabelecido (veja abaixo). Na terça (17), será a vez da UBS Hiroshi Matsuda, durante a semana ainda ocorrerão ações UBS Antônio Arruda, UBS Mariana Moraes, UBS Romário Barbosa (Vila União), UBS Capistrano de Abreu e UBS de Saúde Murumuru.

A dona de casa, Sueli Souza, 38 anos, foi uma das mais de 70 mulheres que participaram da ação e aproveitou para fazer alguns testes. “Muito boa e importante, tirei muitas dúvidas. Agora vou aproveitar para fazer não só o PCCU, como também os outros testes que estão disponibilizando hoje”, conta

Ao todo foram realizados 30 coletas de PCCU durante a ação. Durante o mês, os Agentes Comunitários de Saúde (UBS) estiveram na comunidade chamando as mulheres para a ação e realização do exame preventivo. “Fizemos um convite e entregamos nas casas das pessoas. Também conversamos sobre a necessidade e importância do teste”, sublinha Lucilene Souza, ACS do núcleo Morada Nova, destacando que a realização da coleta continua acontecendo diariamente na UBS durante o mês de março.

Sueli souza
Lucilene Souza

 

 

 

 

No sábado (21), a UBS ficará aberta das 8h às 17h exclusivamente para realização de exames do PCCU. A expectativa é que sejam realizados no mínimo 40 exames durante o dia. O gerente da UBS Carlos Barreto, Francisco Macedo Lola, destaca que a grande participação é fruto do trabalho em equipe. “Temos uma equipe dedicada e esforçada, dos médicos até os serviços gerais, por isso as ações aqui sempre tem grande adesão”, comemora.

A dona de casa, Marcia Sousa, 25 anos,realizou o exame pela primeira vez. “Primeira vez que participo da ação. A palestra foi importante e ajudou bastante a gente, e já vou aproveitar para realizar o exame”, comenta.

A médica, Tais Maltarolo, foi a responsável por ministrar a palestra. “Falamos não só do câncer do colo de útero, como também de problemas relacionados à saúde da mulher em geral, aproveitando que esse é o mês da mulher. Percebemos que elas tinham muitas duvidas gerais sobre gravidez, câncer de mama, etc”, explica.

Marcia Sousa
Médica Tais Maltarolo

 

 

 

 

 

 

As medidas preveem ações de conscientização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, para principalmente mulheres na faixa de 25 a 64 anos, coleta do PCCU, seguimento para acompanhamento de possíveis lesões, consulta médica e encaminhamento para especialidades, caso necessário.

O câncer do colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres do Brasil. Sua maior incidência se dá entre mulheres dos 45 aos 49 anos e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões possam reduzir a mortalidade da doença em até 80%. Toda mulher com vida sexual ativa deve fazer o exame Papanicolau a partir dos 25 anos.

Além das ações nas UBS, o Crismu também realizou uma semana dedicada ao Março Lilás.

Unidades abertas ao sábado para atendimento do PCCU:

07/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
14/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
14/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
21/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
21/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
28/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
28/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Programação Março Lilás nas Unidades Básicas de Saúde:

09/03 – Unidade Básica de Saúde Vila Sororó
10/03 – Unidade Básica de Saúde Espirito Santo
11/03 – Unidade Básica de Saúde Laranjeiras
11/03 – Unidade Básica de Saúde Carimã
12/03 – Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha
13/03 – Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivacqua
16/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
17/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
18/03 – Unidade Básica de Saúde Antônio Arruda (Itainopólis)
19/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
20/03 – Unidade Básica de Saúde Romário Barbosa (Vila União)
20/03 – Unidade Básica de Saúde Capistrano de Abreu
20/03 – Unidade Básica de Saúde Murumuru
23/03 – Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto
24/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
25/03 – Unidade Básica de Saúde João Batista Bezerra
25/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
26/03 – Unidade Básica de Saúde José Djalma Azevedo (Santa Fé)
26/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
27/03 – Unidade Básica de Saúde José Manoel de Anunciação (Brejo do Meio)
28/03 – Unidade Básica de Saúde Cristalândia
30/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade