Saúde: UBS Enfermeira Zezinha é referência no serviço de odontologia
A jovem Isabele Santos nem estava a procura do atendimento odontológico quando se deparou com a oferta do serviço ao aguardar uma consulta na Unidade de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23. A jovem usa aparelho ortodôntico e precisa ir ao dentista regularmente, por isso aproveitou a oportunidade. Foi a primeira vez que utilizou o serviço odontológico público.
“Eu tinha vindo por causa de uma consulta e ouvi a servidora dizer que iria entregar 12 fichas para dentista e aproveitei a oportunidade. Foi super rápido. Fui bem atendida aqui, o posto é bem limpo”, destacou a jovem.
Isabele está entre as 120 pessoas que receberam atendimento odontológico esta semana naquela UBS. Por lá, são realizados diariamente cerca de 24 atendimentos, no horário da manhã e tarde.
O Rinaldo Lima é dentista na rede há 24 anos, segundo ele, a população está vivendo um dos melhores momentos do serviço de odontologia no município. O profissional disse que não falta material e os dentistas ainda contam com auxiliares, assim, o serviço é feito com dedicação.
“Trabalho há muito anos, já passei por vários postos, eu faço minha parte e hoje está muito bem serviço, tem material, tem ficha e tem paciente. Aqui faltou material, a gente pede e chega no dia seguinte. O que não dá para fazer aqui encaminhamos para outro posto”, ressaltou o dentista.
No Enfermeira Zezinha o atendimento odontológico é voltado para clínica geral, como restauração, extração e limpeza. O posto conta com dois dentistas e duas auxiliares. A gerente do posto, Eliana Moreira, explica que tudo é feito com agendamento e tem dado para suprir a demanda da população do bairro.
“O serviço tem funcionado todos os dias. Tem um dia na semana para agendamento e nos demais dias é só atendimento, mas ainda deixamos vagas para emergências” esclarece a gerente do posto.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio