Saúde: UBS Enfermeira Zezinha tem ação de combate ao tabagismo, na segunda, 29
Uma grande ação com palestras, distribuição de informativos e orientações médicas vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 29, que marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A ação vai acontecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeira Zezinha, na Folha 23, a partir das 14 horas.
Além da UBS Enfermeira Zezinha, todas as Unidades do município estarão com uma equipe preparada para orientar a pessoa que deseja parar de fumar. Durante o ano, a Secretaria de Saúde mantém programa especial para acompanhamento da pessoa que deseja largar o vício.
De acordo com a coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D tem como objetivo reforçar as ações para sensibilizar e mobilizar a população quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
“No Dia D vão ter todas as orientações nas UBS’s e vamos priorizar o atendimento na Enfermeira Zezinha onde teremos uma equipe de Saúde da Família que preparou uma lista prévia onde já temos uma quantidade de pacientes, pois de acordo com o Ministério da Saúde se a Unidade Básica tiver iniciado o grupo de tabagismo e tiver espaço para 10 pessoas ou mais, é permitido. Porém, o ideal é iniciar um grupo com 10 pessoas”, informou Elaine Moreira, Coordenadora do Programa Antitabagismo em Marabá.
O Dia D contra o Tabagismo vai iniciar a partir das 14 horas, porém a Coordenação do Programa Contra o Tabagismo, informou que as ações acontecem a partir das 8 horas da manhã em todas as Unidades e estende-se até as 18 horas.
O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.
“A pessoa que deseja parar de fumar deve procurar uma Unidade Básica de Saúde em qualquer dia, pois nossos médicos e enfermeiros estão orientados a fazer acompanhamento desse paciente”, esclareceu Elaine Moreira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom