Saúde: UBS Laranjeiras realiza capacitação para servidores
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica , realiza uma série de palestras nas unidades de Saúde com temas relacionados à relação interpessoal e ao atendimento ao público. O objetivo é aperfeiçoar ainda mais a qualidade no atendimento, nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A programação teve início nesta quinta-feira (10), na UBS Laranjeiras, onde reuniu cerca de trinta servidores entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e demais profissionais. Um dos palestrantes do evento, o enfermeiro e gestor em saúde, João Augusto Miranda, destacou a importância do servidor neste papel de melhoria no atendimento ao público.
“A importância é para gente lembrar a cada dia, o papel do servidor como ator social. A gente precisa reforçar que além de direitos temos também obrigações com o público, principalmente em relação ao SUS, pois para melhorar o serviço, não é possível depender apenas da gestão, mas também do servidor”, destacou João Augusto.
A programação realizada na UBS Laranjeiras foi o projeto piloto para o desenvolvimento nas demais Unidades de Saúde do município. O objetivo é ampliar a capacitação dos servidores que trabalham diretamente com os usuários do sistema de saúde, com ênfase na humanização do atendimento.
“A Secretaria de Saúde busca a melhoria do atendimento de qualidade aos usuários. Para isso, o Setor de Atenção Básica trabalha na capacitação dos servidores que estão na linha de frente para atendimento direto ao paciente. Quanto mais trabalharmos concentrados mais resultados positivos teremos, por este motivo vamos estender esta ação para todas as unidades”, informou a Assistente Social Ângela Assunção, Coordenadora do Programa de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica.
O programa busca preparar cada vez mais o servidor público para receber e orientar o usuário quanto aos serviços oferecidos. De acordo com o servidor Rogério Silva Costa, o trabalho de capacitação é necessário para melhorar a qualidade no atendimento. “A preparação é de suma importância, tanto para o servidor quanto para a população, uma vez que todos precisam ser tratados com respeito, atenção e dignidade”, destacou.
De acordo com o enfermeiro Mateus Dias, Coordenador da Estratégia de Saúde da Família/SMS, o trabalho deve alcançar o município, tanto na zona urbana quanto rural. “Quando a gente faz um plano piloto e consegue realizar este serviço para melhorar o atendimento aos cidadãos nas unidades de saúde, alcançamos nosso objetivo.”
Na programação que durou toda manhã, realizada no auditório da UBS Laranjeiras, a enfermeira Gisele Freitas, Coordenadora de Saúde Mental/SMS, foi a segunda palestrante com dicas importantes para a qualidade no atendimento.
O Gerente da Unidade Fábio Oliveira disse que é preciso preparar o servidor continuamente para sua ação no dia-a-dia e assim fazer um trabalho de qualidade aos usuários dos serviços de saúde. “É extremamente importante este trabalho, pois somos servidores públicos e temos que trabalhar com a comunidade e entender que nossos usuários são a razão de estarmos aqui. Precisamos entender que o importante é trabalhar mostrando o respeito que o cidadão tem em cada ambiente público”, finalizou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Ascom/PMM