Saúde: UBS Laranjeiras realiza dia D do Novembro Azul
As ações relativas ao Novembro Azul seguem acontecendo por toda cidade. Nesta quarta-feira (12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras recebeu a população do bairro para uma palestra com os acadêmicos do 8º semestre de enfermagem da Faculdade Carajás. Na segunda-feira (11), as ações aconteceram na UBS Demósthenes Azevedo, no Bairro Francisco Coelho.
Durante a ação foram realizadas consultas prioritárias com homens acima de 40 anos, público-alvo da campanha, e foram feitas solicitações de testes de PSA (Antígeno Prostático Específico em inglês) para os pacientes. Também foram disponibilizados testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, e sífilis. Após as palestras também foi servido um café da manhã para os presentes.
O aposentado, Eurico Viana, 69 anos, foi um dos moradores que aproveitou a ação para realizar exames e consulta. “São problemas de uma doença que vem castigando o pessoal, por isso faço todos os exames. Assistia palestra e já coloquei meu nome para consultar”, conta.
Para Raimundo Nonato, 67 anos,“é importante recebermos essas orientações. Achei legal e muito estar aqui”, completa.
Samara Rodrigues, gerente da UBS Laranjeiras, conta que ainda há muita resistência dos homens e reforça o papel da prevenção na saúde da população. “Aqui estamos fazendo educação em saúde, dando poderes para o homem se prevenir. É um tipo de ação importantíssima, imprescindível para que os pacientes não tenham que chegar lá no HMM doente. Pois eles mesmo e nós da atenção básica conseguimos fazer essa prevenção. É o que estamos tentando fazer aqui para prevenção ao câncer de próstata”, explica.
O trabalho de furar essa resistência e chamar a população para as palestras e consultas se dá através da presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Raquel nascimento, ACS da UBS Laranjeiras, comenta que os agentes têm a ação de ir nas casas das pessoas, orientar e convidar a comunidade a participar. “Fizemos isso pessoalmente e pelas redes. É uma ação muito importante para orientar a população e informar os homens que descuidam da saúde. Por isso há um bom público aqui hoje”, completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos