Saúde: UBS Luzia Pereira da Silva, na Vila Capistrano de Abreu, será inaugurada dia 29

(15 de janeiro de 2021)
A comunidade da Vila Capistrano de Abreu, localizada a cerca de 180 quilômetros de Marabá, recebe a Unidade Básica de Saúde “Luzia Pereira da Silva” revitalizada e ampliada, no próximo dia 29. A cerimônia de reinauguração está prevista para às 11 horas e o atendimento começa dia 1º de fevereiro, dentro da normalidade. A UBS é no formato de PSF (Programa Saúde da Família) promovendo ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. A inauguração cumprirá com todos os protocolos de exigência da Organização Mundial de Saúde, para evitar a disseminação do novo coronavírus. A obra está orçada em R$ 190.916,29.

A diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Boechat, afirma que toda revitalização do postinho, incluindo a parte da mobília com móveis planejados, é para melhor atender à população. “A gente entrega uma unidade de fácil acesso à população, onde todos os profissionais sejam acolhidos por essa unidade, para melhor eficácia no trabalho, como por exemplo computadores novos. É uma unidade extremamente reformulada para atender a comunidade”, explica.

A unidade atende com o Programa Saúde da Família, contando com vasta equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e técnicos, contando com visitas de Agente Comunitário de Saúde, todos os dias.

ESTRUTURA

O posto de saúde “Luzia Pereira da Silva” conta com novo auditório e farmácia. O engenheiro civil Alex Amoury, fiscal da obra pela Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), detalha que a revitalização contemplou o telhado, partes elétrica e hidráulica, portas novas, banheiros com acessibilidade, revestimentos cerâmicos, pisos de granitina, paisagismo, garagem para ambulância, luminárias, refletores, copa, cozinha revitalizada, água e esgoto, reboco, chapisco, emassamento e pintura nova.

Outra Unidade Básica de Saúde a ser inaugurada é a Jaime Pinto, a inauguração está marcada para o dia 22. O Posto de Saúde também está totalmente revitalizado. A partir do dia 18, o Pedro Cavalcante muda de endereço para revitalização, passando a atender no antigo prédio do Caps, na praça do Novo Horizonte.

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação