Saúde: Unidade de Saúde Jaime Pinto é entregue revitalizada e ampliada

(25 de janeiro de 2021)

Rápida e seguindo os protocolos de segurança e higiene contra a covid-19, a cerimônia de reinauguração da Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto foi realizada nesta sexta-feira (22).  Mais bonita, ampla e confortável, a nova estrutura da UBS já tem novidades logo na entrada, onde está localizada além da recepção, a sala do serviço de regulação.

Toda climatizada e em processo de informatização, o espaço conta com 06 consultórios, sendo 01 odontológico, sala de coleta do PCCU, sala de triagem, sala de vacina, sala de procedimentos, gerência, sala do e-SUS para utilização dos agentes comunitários de saúde (ACS), farmácia, auditório, sala de esterilização e expurgo. A UBS dispõe também de 3 banheiros, cozinha e jardim. Bem como um chafariz que abastece a população com água potável.  

A UBS Jaime Pinto é a primeira obra a ser entregue à população em 2021. O prefeito Tião Miranda, enfatizou com satisfação os investimentos na área da saúde.

“Nada mais importante que entregar uma Unidade de Saúde no momento em que estamos vivendo. Temos outras pra inaugurar na Vila Capistrano de Abreu que está pronta. Estamos reformando a Maria Bico Doce, vamos reformar o Pedro Cavalcante, e no máximo daqui a 90 dias devemos inaugurar a do Bairro da Paz”, informa o prefeito.

Luciano Dias, vice-prefeito, pontua os benefícios que a revitalização e ampliação da UBS trazem para a comunidade.

“É uma alegria, uma realização para nós, enquanto gestores, e para a população. Uma unidade toda reformada, equipada, com mobílias novas, climatizada, e informatizada também. Traremos pra cá um sistema de informatização que vai facilitar muito a vida das pessoas e agilizar mais o atendimento”, pontua o vice-prefeito.

Vice-prefeito Luciano Lopes

Valmir Moura, secretário de Saúde, ressalta a importância dos investimentos na Atenção Primária.

“A nossa intenção é fortalecer cada vez mais a Atenção Básica, porque a gente tira um pouco essa sobrecarga dos hospitais. Hoje temos o HMM e HMI que acabam fazendo determinados serviços que necessariamente não precisam ser feitos lá”, endossa o secretário.

Secretário de Saúde Valmir Moura

Moradora há 35 anos no bairro Belo Horizonte, a educadora Vilma Rodrigues está satisfeita com a melhoria entregue pela Prefeitura.

“Quando meus filhos eram pequenos era no posto que eram tratados. Hoje venho no posto novamente com meus pais. Pra comunidade é uma satisfação essa reforma”, comenta a diretora de escola.

Vilma Rodrigues, educadora

Valcíria de Oliveira, também ficou encantada com as obras feitas no centro de saúde.

“Tá bom demais. Top de linha! Gostei. Tem água pra gente beber, que antes não tinha. Tá bacana,” elogia a moradora.

Moradora do bairro Valcíria de Oliveira

Sandra Ramos prestigiou a solenidade de inauguração ao lado do filho João Marcos de 09 anos e aprovou a nova estrutura.

“Pra nós que moramos aqui é satisfatório! O atendimento da equipe do Jaime Pinto é perfeito, não tenho nada a falar, só agradecer. Tudo perfeito, lindo”, enaltece a professora que é vizinha da UBS.

Sandra Ramoa aprovou a nova estrutura

Funcionamento dos serviços 

Na UBS Jaime Pinto trabalham 87 servidores, dentre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, gestor, psicólogo e apoio. Lá 06 médicos fazem o atendimento clínico à população, sendo 3 assistenciais e 3 do Programa Saúde da Família.  No atendimento de enfermagem são 03 enfermeiras e 15 técnicos, além dos ACS que trabalham no atendimento externo.  

Gerente da Unidade, Pâmela Galvão

Segundo Pamela Galvão, gerente da UBS, o centro de saúde volta a funcionar normalmente já na segunda-feira, dia 25, com a retomada de todos os atendimentos.

“Na segunda-feira pela manhã, a gente agenda consulta médica para semana inteira, conforme o cronograma de cada profissional. Os atendimentos de preventivo, enfermagem, puericultura, acompanhamento de crescimento, peso infantil, situações emergenciais, são ofertados todos os dias”, esclarece a gerente da UBS. 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e Jordão Nunes
Imagens aéreas: Sérgio Barros e Jordão Nunes