Saúde: Unidades Básicas de Saúde contam com atendimento odontológico especializado
O atendimento odontológico na rede municipal de saúde tem acontecido com regularidade nos postos de Marabá. Os consultórios estão em pleno funcionamento e a população está bem assistida pelo serviço público.
Dona Maria Divina Reis, procurou o posto de saúde Emerson Caseli, no Bairro Liberdade, pela quinta vez, para cuidar da saúde bucal e deixar o sorriso mais bonito. Ela disse que gosta do atendimento por lá e também da estrutura do consultório.
“Estava com os dentes meio estragando e daí vim. Eu não imaginava que iria encontrar o serviço aqui, porque na cidade que eu morava não tinha dentista nos postinhos, aqui tem. Eu vim pela quinta vez e ela disse pra eu vim mais vezes”, ressaltou a dona de casa.
Na UBS da Liberdade, funcionam duas cadeiras dentárias e existem quatro odontólogos e assistentes atuando nos horários da manhã e da tarde. Por dia, são realizados cerca 40 atendimentos.
Segundo Ivone Portilho, coordenadora de programas especiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim como na UBS Emerson Caseli, no postinho Jaime Pinto, os procedimentos básicos ofertados são: Restauração, Profilaxia (limpeza), Exodontia (extração) e encaminhamento para especialistas (tratamento de canal, doenças da gengiva, cirurgia de terceiros molares).
Maria da Paz Lima, acompanhou o filho Igor de 15 anos, no tratamento dentário. O adolescente quer deixar os dentes saudáveis para o uso de aparelho. É a segunda visita ao dentista no postinho. “Ele estava sentindo dores no dente, então eu vim, peguei a ficha e agora ele está aí. O atendimento é uma maravilha”, afirmou a mulher.
Na Unidade Básica das Laranjeiras e no Hiroshi Matsuda, na folha 11, por exemplo, o atendimento é especializado. Para essas unidades são encaminhados os casos mais complexos que necessitam de cirurgia ou tratamentos mais profundos. Foi exatamente o que aconteceu com Ivonete Souza. Ela fez o tratamento clínico e agora recebeu o encaminhamento para outra unidade de saúde.
“Aqui ela fez um procedimento, fez um curativo e agora vou pro postinho da Laranjeiras iniciar o tratamento de canal. Estou satisfeita”, enfatizou a paciente.
Em Marabá, o serviço de odontologia voltou a funcionar normalmente na rede pública, desde fevereiro. Ao todo 22 profissionais estão atuando, entre eles 4 especialistas, sendo 2 nas áreas de endodontia, (trata de alterações na polpa e na raiz dos dentes, tratamento de canal), um na periodontia (que trabalha com a prevenção e o tratamento das doenças gengivais), e um cirurgião bucomaxilo.