Saúde: USF Emerson Caselli recebe Dia D da Campanha Novembro Azul
Na última sexta-feira, 17, a Unidade Saúde da Família (USF) Emerson Caselli, no Bairro Independência, realizou o Dia D da Campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar o homem quanto a importância de cuidar da saúde, em relação aos exames preventivos ao câncer de próstata.
Este ano, a campanha tem como tema “Educação para proteger o amanhã”, cujo objetivo maior é promover o conhecimento a respeito das formas de prevenção, sintomas e tratamento. O gerente da USF, Ary Eduardo Silva, explica que foram realizadas palestras diárias nos três dias anteriores ao Dia D para convocar os homens da comunidade para a ação.
“Nosso recorde nos outros anos foi de 90 pacientes no Dia D. Essa é a meta. Além das palestras diárias, nós divulgamos nos grupos de WhatsApp, os Agentes Comunitários de Saúde avisaram de casa em casa. Não só da realização do Dia D, como dos preparativos para que se possa fazer o exame”, comenta Ary Eduardo.
Para fazer o exame é importante não ter tido relação sexual, feito grande esforço físico, andado de moto, bicicleta ou a cavalo, até três dias antes da coleta. “Fizemos palestras para mais de 100 pessoas explicando, para que o exame tenha um resultado mais fidedigno e a gente sabe que o PSA é a melhor forma de prevenir”, acrescenta.
Além da realização da coleta do PSA, também foram realizadas aferição de pressão, orientação com enfermeiras e eventuais entregas de remédios. O aposentado, João da Mata, 67 anos, foi convidado pelo amigo e decidiu participar da palestra.
“Muito bom vir e aprender um pouco mais. Ando doente, já amputei um membro. Então é importante manter o cuidado e obter mais informações”, comenta.
A Campanha esse ano também aborda os cuidados com a diabetes.
“Juntamos os dois temas, câncer de próstata e diabetes, pois identificamos que muitos homens que vêm às nossas UBS, aparecem apenas nesse período de Novembro Azul e muitos são pré-diabéticos ou diabéticos. O nosso objetivo é trabalhar a saúde do homem no geral e não somente nesse mês”, aborda a coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Helane Moreira.
Emílio Gonzaga, 53 anos, é um dos pacientes diabéticos cadastrados que realiza o seu tratamento através da UBS Emerson Caselli e aproveita a campanha do Novembro Azul para realizar também o exame do PSA.
“Eu costumo fazer esse exame todo ano. Gostei da palestra porque abordou também sobre diabetes, um mal que afeta muita gente. Faço o tratamento aqui e sempre que os ACS me convidam para alguma campanha ou palestra eu venho”, comenta.
A Campanha segue durante o mês inteiro com palestras e testes rápidos em todas as UBS da Zona Urbana e Rural. Nesta terça-feira, 21, será a vez da UBS Carlos Barreto em Morada Nova. Na quarta, a ação ocorre na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, enquanto na quinta será a vez da UBS José Pereira de Araújo, no Bairro da Paz e a na sexta na UBS Jaime Pinto, Belo Horizonte.
O fim de semana será dedicado à zona rural com ações do Dia D na UBS José Manoel de Anunciação, na Vila Brejo do Meio e no domingo, 26, na UBS Maria Bahia, na Vila Murumuru.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes