Saúde: Vacinação contra a Covid-19 segue no Partage Shopping e SEST/SENAT
A campanha de vacinação está aberta para o público em geral para quem for tomar a 1ª e 2ª doses. Já a terceira dose é destinada a idosos e profissionais de saúde com intervalo de 06 meses da segunda dose. Além disso, pessoas imunossuprimidas também podem tomar a 3ª dose desde que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.
Os dois pontos de vacinação continuarão até a próxima sexta-feira, dia 22. No SEST/SENAT no núcleo São Félix, o horário é de 8h às 17h. No Partage Shopping, a vacinação ocorre das 10h às 17h e fica ao lado da Estação Cidadania.
Para ser vacinado, é necessário apresentar cartão SUS, cartão de vacinação, documento de identidade, declaração preenchida, cujo modelo está no site da prefeitura (confira abaixo), e laudo atestando o motivo para a vacinação para quem for imunossuprimido.
Dose de Reforço (3ª dose)
A funcionária pública Maria do Socorro Cavalcante tem 60 anos e se dirigiu ao Partage Shopping na manhã desta terça-feira, 19, para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A servidora compartilha o medo que a pandemia causou e relata que teve parentes que faleceram pela covid-19, além de conhecer pessoas que ficaram com sequelas da doença. Ela também afirma que tomou todos os cuidados e que não contraiu a doença.
“É algo que é necessário para a nossa vida e já era para eu ter tomado a terceira dose, mas estava viajando. Meu sentimento é de gratidão em saber que estamos imunizados e podemos continuar a nossa vida, tendo precauções, e recomendando a todos que venham tomar a vacina que é muito importante para todos nós”, pontua.
Vicente Costa, de 77 anos, também foi ao Partage Shopping para receber a dose de reforço do imunizante. “Eu estou feliz por estar imunizado com a terceira dose. A sensação é de alívio. Eu espero que muita gente entenda e se vacine também”, relata.
Maria do Socorro Vicente Costa
De acordo com a enfermeira Cinthia Pombo, coordenadora do Extra Muro, o movimento no shopping hoje foi melhor que na última segunda. Ela ainda explica porque o imunizante da Pfizer está sendo aplicado na terceira dose mesmo para quem recebeu vacina das outras fabricantes.
“Foi um direcionamento do ministério da saúde. A nota técnica orienta que que façamos a terceira dose com o imunizante da Pfizer. Além disso, nós temos a vacina Coronavac nos dois pontos. Nós esperamos vacinar hoje aqui no shopping mais de duas mil pessoas. Ontem nós vacinamos mil pessoas”, destaca.
2ª dose
A 2ª dose está sendo aplicada em todas as pessoas com 2ª dose atrasada ou marcada para esta semana. Também está sendo antecipada a pfizer para quem tem oito semanas que tomou a 1ª dose.
O agricultor Gilmar Hartmann, de 55 anos, vive no Distrito de Morada Nova e foi até o SEST/SENAT receber a segunda dose do imunizante. Ele conta que contraiu Covid-19, mas não apresentou sintomas e compartilha sua esperança com a vacinação. “A minha sensação é de segurança e conforto para continuar a vida. Eu peguei Covid-19, mas fui assintomático. Descobri, por acaso, mas foi logo no começo da pandemia. Mesmo tendo sido assintomático, a vacina é o melhor caminho para a prevenção, para manter a vida. Que todos possam se vacinar e que a pandemia acabe”, pontua.
A dona de casa Ingrid Neves também foi cedo ao SEST/SENAT nesta terça-feira, acompanhada do filho Ícaro, para receber a segunda dose do imunizante. “Eu me senti aliviada por saber que é um bem para nós e para a sociedade porque protegemos a nós e as pessoas que estão ao nosso redor também. Eu me sinto muito agradecida e aliviada. Gratidão primeiro a Deus e depois ao SUS e ao Brasil”, explica.
Gilmar Hartmann Ingrid Neves
Em ambos os locais de vacinação, a segunda dose foi a mais procurada, bem como os imunizantes da Astrazeneca e Pfizer, mas é importante ressaltar que há Coronavac nos dois locais.
1ª dose
Todas as pessoas que ainda não tomaram o imunizante, que tenham acima de 12 anos, podem procurar os postos de vacinação. As grávidas e puérperas (com até 45 dias pós-parto) precisam apresentar prescrição médica, conforme solicitação do Ministério da Saúde.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento