Saúde: Vacinação contra Covid continua nas Unidades Básicas de Saúde de Marabá
A pandemia acalmou, as máscaras foram liberadas e o número de internados cai. Toda essa involução da doença ocorreu devido ao avanço da vacinação. No entanto, é sempre importante frisar que esse avanço foi também foi conquistado juntamente às outras medidas de proteção.



Com a involução da doença, muitos têm abandonado o esquema vacinal. Atualmente há 182.277 vacinados com a primeira dose e 130.950 com a 2ª dose. Mas apenas 29.223 pessoas tomaram a terceira dose da vacinação. Nas crianças, o número de vacinados está em 5.097.
“Pouca demanda e procura na UBS. Fizemos o levantamento e após as liberações poucas pessoas estão indo atrás das vacinas. Mas é necessário se vacinar para que os números não voltem”, ressalta Fernando Gomes, coordenador do Departamento de Imunização.

Atualmente as vacinas são aplicadas em todas as UBS da cidade e estão disponíveis imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Jonhson. Para as crianças estão disponíveis imunizantes da Pfizer e Coronavac.
Também é importante ressaltar que cuidados com a higiene como o uso de álcool em gel, lavar as mãos com frequência, evitar colocar o dedo nas mãos e olhos ainda são extremamente recomendados para evitar o contágio.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo Secom