Saúde: Vacinas contra a gripe e covid-19 disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde
A campanha de vacinação contra Covid-19 continua em todas as Unidades Básica de Saúde com disponibilidade de doses de Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. As unidades também estão ofertando a vacina H1N1 contra a Influenza A. A vacinação acontece nesta terça e quarta (28 e 29) e retoma na segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022, já que 30 e 31 de dezembro foram decretados como ponto facultativo.
Na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23, nesta terça (28), foi grande a procura pela vacina contra Covid-19. Até às 11 horas da manhã, mais de 40 pessoas já haviam sido imunizadas com a primeira, segunda ou a terceira dose, a chamada dose de reforço, para todas as pessoas que tenham acima dos 18 anos e mais de 4 meses de intervalo da segunda dose.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina acontece em todas as Unidades de Saúde no horário das 8 da manhã ao meio dia e das 14 às 17 horas. “Estamos com uma boa reserva e tem vacina para todas as pessoas, é importante que fiquem atentas às datas que estão no cartão de vacinação para não perder o prazo de cada vacina”, explicou a enfermeira Mônica Borchart, Diretora de Atenção Básica da SMS.
A estudante Ana Beatriz Oliveira, 13 anos, veio até a UBS acompanhada do pai para receber a primeira dose da vacina. “É o momento de a gente pensar em todos e então resolvi vir vacin ar, me proteger, porque assim protejo os outros também”, disse.
A adolescente Tauane Silva Fontes, de 12 anos, também tomou a 1ª dose. “Estava aguardando completar a idade necessária para vir tomar a vacina, é importante que todos possam se proteger desse vírus”, ressalta.
A dona de casa Sabrina Alves da Cruz, de 50 anos, tomou a dose de reforço. “Estou sempre atenta com as informações sobre a campanha de vacina e verifico a data no cartão para não deixar atrasar”, reitera.
Ana Beatriz Tauane Silva Sabrina Alves
Nas Unidades de Saúde também acontece a vacina contra a Influenza A. A H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, que se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Todas as pessoas com mais de 06 meses de vida podem tomar a vacina contra gripe.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros