Saúde: Vacinas contra Covid nas UBS de Marabá em horário noturno
A vacinação ocorre nas UBS no horário de 08 às 12h e de 14 às 17h e também em horário diferenciado nos dias 03 e 04 de março, das 18h às 22h, para vacinação infantil e para toda a população
A Prefeitura de Marabá trabalha firme para garantir a vacinação contra o coronavírus. Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural no município. Agora é a vez da população contribuir no combate à proliferação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz busca ativa, principalmente das crianças entre 5 a 11 anos e de adolescentes, que não retornaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose.
A vacinação ocorre nas UBS no horário de 08 às 12h e de 14 às 17h e também em horário diferenciado nos dias 03 e 04 de março, das 18h às 22h, para vacinação infantil e para quem busca a segunda dose, nas seguintes UBS: Carlos Barreto, Amadeu Vivacqua, Enfermeira Zezinha, Liberdade e Demósthenes Azevedo.
“Nosso quadro de imunização está um pouco baixo. A gente chegou a uma taxa de 80% de adolescentes de 12 a 17 anos vacinados, agora tivemos uma baixa demanda para a segunda dose com 40% dessa população imunizada e o restante não foi buscar a dose. Convocamos a população a comparecer à Unidade Básica para buscar a vacina disponível a essa categoria”, pontua o coordenador de imunização Fernando Silva.
Em Marabá, 180.444 pessoas já estão vacinadas com a primeira dose. Dessas, 126.677 completaram a imunização com a segunda dose e a dose de reforço já foi aplicada em 18.241 pessoas. A demanda infantil também está baixa com apenas 8% dessa população vacinada com a primeira dose, o que corresponde a 2.595 crianças. A meta da SMS é vacinar 35 mil crianças.
“Convocamos a população a comparecer à Unidade Básica de Saúde para se proteger e proteger sua família contra esse vírus invisível”, reforça Fernando.
Em busca de proteção, o engenheiro André Rodrigues, especialista em segurança do trabalho e georreferenciamento, compareceu a UBS Jaime Pinto em busca da dose de reforço. A esposa dele, Márcia, também aproveitou o momento para se vacinar.
“É uma maneira de estar se prevenindo em relação a essas novas cepas que estão surgindo e você precisa estar se atualizando. Embora tenha uma saúde boa não significa que você está imune as situações adversas e se você vier a ser acometido pela mesma [covid] você vai estar mais protegido do que aquela pessoa que não fez o procedimento”, comenta o engenheiro André Rodrigues.
O militar aposentado Ozanildo Alves, 52 anos, precisa viajar e procurou a UBS Laranjeiras para completar o esquema vacinal. Quando buscou a vacina não havia demanda suficiente para abertura do frasco, mas assim que a demanda completou, a UBS em posse dos dados do aposentado, entrou em contato com ele e realizou a vacinação.
“Graças a Deus tenho uma boa imunidade. Nunca peguei, mesmo tendo contato com pessoas que tiveram. Mas eu vou viajar, vão pedir a carteira. E é bom pra se proteger também né”, comenta o militar.
Cada UBS tem a própria dinâmica de vacinação. Na UBS Laranjeiras, o público foi organizado em dois horários, como explica Fábio Oliveira, gerente da UBS.
“Separamos os adultos das crianças. Como a procura de adultos está baixa para a terceira dose, dividimos os adultos para o horário da manhã no auditório. E à tarde só as crianças para vacina da Covid. A vacina de rotina está acontecendo pela manhã”, esclarece.
SMS continua com estratégias pela cidade
Para alcançar a meta de vacinar 35 mil crianças contra a covid, a Secretaria de Saúde já iniciou a vacinação infantil nas escolas municipais. A estratégia deve continuar até percorrer todos estabelecimentos de ensino. Na semana passada, a SMS já havia saído em busca ativa às crianças, nos núcleos Morada Nova e São Félix.
“Iniciamos na semana passada nas escolas da Nova Marabá e pedimos a conscientização dos pais para fazermos uma boa campanha. A escola avisa aos pais, eles preenchem uma declaração e a equipe da UBS vai até a escola fazer a vacinação”, enfatiza a diretora da Atenção Básica, Sheila Macedo.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira mais: