Saúde: Vigilância Ambiental faz exposição sobre cuidados para evitar malária na zona rural
Na quinta-feira, 1º de dezembro, o Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) realizou palestras na Vila Café para donos de chácaras da área do Distrito Industrial. As palestras tiveram por objetivo realizar orientações sobre a malária, doença que há mais de dez anos não possui casos no município.
As palestras foram realizadas em parceria com a Sinobras porque esses lugares fazem parte da área de abrangência do projeto da empresa, que desenvolve junto com o departamento, ações de combate e prevenção à malária.
Na ocasião, foram repassadas orientações quanto aos cuidados que os moradores devem ter para evitar o contato com o mosquito transmissor da doença como uso de repelente, ter cuidado com acúmulo de água parada e manter o ambiente doméstico limpo e arejado. Além disso, o departamento também recolheu água para análise e distribuiu hipoclorito de sódio para os moradores.
O coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias, Amadeu Moreira, ressalta a importância do trabalho de parceria com a empresa nas ações de orientação e conscientização sobre a doença.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá intensificou a vigilância sobre os riscos da malária. Há mais de 12 anos não registramos nenhum caso positivo no município, tendo apenas casos importados. Além disso, realiza o controle sistematizado na área do Distrito Industrial, inclusive em apoio à segunda etapa do projeto da Sinobras, no cuidado com a contratação de funcionários vindos de outras regiões realizando o teste de malária e também fazendo um trabalho de conscientização na área de abrangência sobre o controle dessa doença”, explica.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação