Saúde: Vigilância Sanitária fiscaliza medidas de proteção e higiene diariamente

Desde o início do isolamento social, em Marabá, há mais de dois meses, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) tem sido o órgão encarregado das notificações e autuações, em caso de flagrante, ao descumprimento das medidas preventivas no combate ao coronavírus no município. No dia 26 de maio, com base no decreto municipal 49/2020, em virtude do retorno da maioria das atividades não essenciais em Marabá, a Divisa iniciou uma nova fiscalização.

Segundo Daniel Soares, coordenador da Divisa, embora seja um trabalho intenso, os estabelecimentos comerciais estão fazendo a parte que lhes compete, e sido compreensíveis às infrações verificadas. Como são muitos locais para serem fiscalizados, o trabalho é realizado, das 8 às 20 horas, de segunda-feira a sábado.

Balanço estatístico

Daniel Soares explica que nos primeiros 15 dias de isolamento social, em Marabá, as ações foram voltadas somente a conscientização. De acordo com o levantamento feito pela Divisa, nesses meses de operações foram realizadas aproximadamente 1800 fiscalizações, 260 ações educativas, 270 denúncias atendidas e 252 notificações, alertas para o cumprimento das medidas. Apenas 03 estabelecimentos tiveram de ser interditados por insistir no descumprimento dos decretos.

Além disso, a população tem colaborado com os órgãos de segurança ao fazer as denúncias. São mais de 270. Em março foram 38 registros; em abril, 115 e, neste mês de maio, a Divisa já contabiliza 123 denúncias recebidas.

Texto: João Batista
Foto: Arquivo

Acessibilidade