SDU: Equipes fazem levantamento sócio-econômico para regularização fundiária no Bairro Liberdade

A SDU montou um posto de atendimento para os moradores do bairro sanarem dúvidas. Está localizado na Rua Adelina ao lado da Praça Liberdade.

O serviço de levantamento socioeconômico das famílias do Bairro Liberdade foi dividido por setor, ao todo, são 5 setores e 21 quadras apenas no primeiro setor. Iniciado há aproximadamente uma semana, as equipes vão de casa em casa preenchendo o cadastro das famílias e fazendo levantamento do imóvel para emissão do título definitivo da área. Neste primeiro lote são 583 famílias que devem ser atendidas.

O trabalho faz parte do programa de regularização fundiária do bairro Liberdade e está acontecendo através de uma cooperação firmada entre Prefeitura de Marabá, através da SDU e do Governo do Pará, através da Companhia de Habitação do Pará (COHAB). Ao todo 2.600 (duas mil e seiscentas) famílias devem ser beneficiadas.

Família como a da dona de casa Joana Carneiro de 73 anos. Ela conta que chegou no bairro Liberdade na década de 1980. “Eu cheguei aqui não existia praticamente nada, era só mato e muita lama, praticamente não existia rua. Ter a documentação de nossa casa é um sonho que vem desde aquele tempo e hoje parece que o sonho vai ser realizado”, comemora dona Joana.

Seu Francisco Xavier Vidal de 65 anos, também é um morador antigo do bairro. Na casa onde mora ele e família montaram um pequeno comércio que com o tempo cresceu, mas nos últimos anos teve que fechar as portas. Ele conta que a falta de documentação do imóvel impedia a família de solicitar empréstimos junto ao banco para investir no comércio. “Nós não tínhamos saída. Sem documentação ficou impossível continuar com o comércio, as dívidas só aumentaram”, desabafa ele.

Lúcia Martins, servidora da SDU, coordena as equipes no trabalho de campo, na coleta das informações necessárias para o levantamento socioeconômico. Segundo ela, quando o imóvel está alugado, o inquilino é orientado a informar ao proprietário que procure o posto de atendimento da SDU no bairro para apresentar as informações necessárias. “Muitos imóveis estão alugados e as informações devem ser do proprietário, e é importante a presença dele para podermos sanar as dúvidas na coleta das informações”, explica ela.

A SDU montou um posto de atendimento para os moradores no bairro Liberdade que está localizado ao lado da Praça Liberdade na Rua Adelina. A coordenadora pede aos moradores que ainda tenham dúvidas sobre o processo de regularização fundiária, que procure o posto para obter mais informações sobre o programa. “Nós também estamos agendando as famílias para irem até ao posto deixar documentos ou outras informações que deixaram de ser preenchidas”, explica Lúcia Martins.

Texto: Victor Haôr

Fotos: Hilton Rodrigues

ACESSIBILIDADE
X