SDU: PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO KM-7 AGILIZA PROCESSOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO KM-7
O processo que viabiliza a regularização de imóveis do Bairro KM-7 ganhou mais um reforço, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), em reunião com mais de 200 moradores do bairro, decidiu firmar uma parceria, com a própria associação de moradores do bairro, para agilizar a entrega de documentos necessários para a regularização dos lotes junto à Prefeitura.
De acordo com o superintendente Mancipor Lopes, a parceria vai facilitar o acesso dos moradores para a entrega dos documentos “Um dos questionamentos dos moradores era de que, de certa forma, eles encontravam dificuldades para vir até a SDU, pois o horário de funcionamento não coincidida com o horário dos moradores, então a parceria foi no sentido de que a associação indicaria três pessoas com um conhecimento mínimo, para serem treinadas, e essas pessoas faziam uma linha de comunicação com a SDU no recebimento desta documentação”, explica.
O local de entrega da documentação também foi indicação da própria associação, onde seria feita a checagem da documentação e na sequencia encaminharia para a SDU para protocolo, autuação do processo e a expedição da taxa. Após esse trâmite o interessado procuraria o cartório para fazer o georreferenciamento. Após a expedição do título definitivo, o interessado irá até a SDU para assinar a documentação.
Segundo Mancipor Lopes, os serviços de coleta da documentação iniciaram no dia 6 de agosto. Para melhor atender a população, a SDU dividiu o bairro em 4 quadrantes, o atendimento aos moradores iria obedecer a ordem dos quadrantes. Na sequência, seria realizado o atendimento também aos moradores do Bairro Alzira Mutran, adjacente ao Bairro quilometro 7, o que viria a ser a quinta etapa de recebimento da documentação.
O superintendente de desenvolvimento urbano comemora o alto interesse dos moradores neste processo, pois, segundo ele, nas duas primeiras semanas, em relação ao primeiro quadrante cerca de 200 pessoas, ou seja, foram 200 famílias que procuraram o local indicado pela associação para regularizar sua área. E mesmo fora do primeiro quadrante já foram mais de 800 pessoas que procuraram o local para pedir esclarecimentos sobre a regularização.
“O desejo do governo é regularizar 100% da área e fazer do Quilometro 7 um bairro maravilhoso em Marabá. Tirar os moradores da clandestinidade e trazê-los para a regularidade, transformar o bairro num local mais agradável para se morar. Com isso, aumenta a alta estima dos moradores e principalmente aumenta o valor dos imóveis e o proprietário pode fazer o que vier a querer fazer dele. Isso para o mercado imobiliário é muito bom”, finaliza Mancipor.
Tudo isso vem acompanhando de vários serviços na comunidade, como asfalto em várias ruas, construção de uma creche, a reforma da unidade de saúde, a construção de um CRAS, construção de praça e vários outros serviços que estão chegando no quilometro sete para melhorar a vida de quem mora lá e que já aguardavam pela regularização e outros serviços há mais de 40 anos.