SDU: São Félix Pioneiro finaliza georeferenciamento para regularização fundiária de 1800 títulos
A Prefeitura de Marabá, por meio da SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), vai realizar a regularização fundiária de aproximadamente 1.800 títulos, entre lotes e casas, do Bairro São Félix Pioneiro, que tem mais de 90 anos de existência. Atualmente, a legitimação de posse das áreas urbanas daquela localidade está na fase de georeferenciamento, com 70% avançada.
Segundo o vereador Nonato Dourado, o projeto que regularização fundiária iniciou há seis meses, onde primeiramente, a comunidade do Bairro São Félix Pioneiro foi ouvida, a fim de manifestar o interesse na regularização de lotes e imóveis. “Tivemos um ponto positivo que a população está querendo o título definitivo por muitos motivos de benefícios. Então reunimos com a comunidade e em seguida iniciamos o Georeferenciamento. Hoje está com 70% de georeferenciamento, até o final deste mês está previsto terminar esta etapa que se trata da primeira”, explica Nonato Dourado.
Feito o georeferenciamento, a legitimação de posse vai para fase de publicação de editais nos jornais, onde são cobradas pequenas taxas. “O processo já está bem avançado, porque a Prefeitura, através da SDU, atendeu nosso pedido”, sublinhou Nonato Dourado.
A regularização fundiária urbana começou pelo Bairro São Félix em consenso com SDU, pelo fato do bairro não ter nenhum litígio (pendência). “É uma área liberada para uma regularização fundiária. É bem mais fácil para regularizar e serve até de um plano piloto, para outras áreas que tem algum empecilho”, disse o vereador.
Nonato Dourado tem um apreço pelo Bairro São Félix Pioneiro, por morar há quase 25 anos lá. “Para mim é uma satisfação muito grande poder regularizar um bairro. Poderia ser qualquer outro bairro de Marabá, mas vamos começar por uma área na qual eu moro também”, encerrou ele.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio