Seagri: Agricultura distribui 192 mil sementes de cacau a produtores rurais
Nesta quarta-feira, (01), técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) dirigiram-se a dois Projetos de Assentamentos (PAs), para realizar a entrega de 192 mil sementes de cacau para os produtores rurais. O objetivo é dar continuidade ao projeto de criação de um corredor da produção de cacau na região de Marabá.
Um dos Projetos visitados foi o PA Palmeira Jussara, localizado há 25 quilômetros de Marabá, sentido Itupiranga, onde residem cerca de 75 famílias de pequenos agricultores. Nove famílias que aderiram ao projeto receberam cerca de 800 sementes cada uma e também as orientações técnicas necessárias para iniciar o plantio.
A produtora rural Dorivan Chaves de Araújo, aderiu ao projeto e recebeu 800 sementes do fruto. Para ela tudo é uma experiência nova. “Estamos muito felizes em cultivar o cacau, pois é a primeira vez que vamos ter essa experiência e todos estamos na melhor expectativa porque deu certo em outros lugares e aqui também vai dar certo, se Deus quiser”, diz.
Dona Erismar Pereira, moradora do PA Palmeira Jussara há 23 anos, diz que em sua propriedade produz de tudo e agora terá a oportunidade de iniciar a cultura do cacau. “Sou produtora há 23 anos e eu aqui planto de tudo e essa experiência nova, quero abraçar com muito amor e com a esperança que vai dar certo para todos nós”, afirma.
Uma segunda equipe da Seagri se dirigiu até ao PA 26 de março, onde também atendeu as famílias de pequenos agricultores. Ao todo serão atendidos, em média 182 famílias, desde o PA Patauá e Gameleira, na divisa com o município de São Geraldo do Araguaia até a região do Tapirapé Aquiri, na divisa com o município de São Félix do Xingu.
As sementes são resultados de uma parceria da Secretaria de Agricultura com o Ideflor Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará). A semente do cacau, denominada de F1, é resultado de um melhoramento genético desenvolvido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Ministério da Agricultura.
“Antes o governo nos orientou a plantar o cacau, mas o paraense não quis e foi criar boi e hoje temos uma nova oportunidade, pois a Seagri está incentivando o pequeno produtor a plantar o cacau. Também em relação a preservação do meio ambiente para produzir algo que não desmate e pense no equilíbrio da natureza. Isso é importante”, comentou José da Silva Carneiro, Presidente da Associação dos Produtores do PA Palmeira Jussara.
Taides Barros Brandão também é produtora na região e disse que vai diversificar ainda mais a produção, “É uma felicidade para nós agricultores que é cultivar e colher mais produto e diversificar a nossa produção. No futuro será mais um benefício e a nossa vontade é crescer, pois já planto abacaxi e outros produtos”, disse a produtora.
Texto e fotos: Victor Haôr
Galeria: