Seagri: Agricultura familiar tem escoamento da produção nas Feiras do Produtor
O agricultor Paulo Renner tem 42 anos e, há seis anos, trabalha com a produção de melancia, mamão, açaí e banana, além de outros produtos para hortifrúti. Há dois anos, ele começou a vender a produção na Feira do Produtor, um espaço que recebe apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri).
Paulo Renner mora no Projeto de Assentamento (PA) 26 de Março, distante cerca 24 quilômetros do perímetro urbano de Marabá. A produção do agricultor é vendida aos finais de semana na Feira do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do PA Porto Seguro, no bairro Novo Horizonte. “É muito bom e significativo ter um local para o escoamento da produção. É importante também esse contato com o consumidor para mostrar a ele a produção local. Queremos agradecer à gestão municipal pelo trabalho por meio da SEAGRI”, ressalta o agricultor.
Ao todo, são sete pontos da Feira do Produtor. Além do Novo Horizonte, há também: 7 de Junho, na Marabá Pioneira, Residenciais Jardim do Éden e Tiradentes, Avenida Paraíso, no núcleo Cidade Nova e vilas Sororó e Santa Fé. São mais de 200 agricultores atendidos.
As feiras são organizadas pelas associações de produtores. A Seagri atua principalmente no apoio de infraestrutura e logística por meio das barracas disponibilizadas para abrigar os feirantes, assim como o transporte dos produtores e das mercadorias com a utilização de duas caminhonetes e dois caminhões.
Marcos Oliveira é coordenador do Departamento de Abastecimento da SEAGRI. Ele destaca os benefícios que o espaço da Feira do Produtor traz para os agricultores e consumidores finais. “A feira impacta no preço dos produtos. Com o auxílio que nós damos no transporte das mercadorias o valor diminui consideravelmente. Além disso, essa ação ajuda as famílias que trabalham com agricultura familiar nas propriedades, pois elas sentem que agora têm incentivos ajudando a gerar emprego e renda”, pontua o coordenador.
Além do apoio nos pontos da Feira do Produtor, a Seagri desenvolve ações de auxílio em várias etapas da produção desses agricultores com a distribuição de sementes e mudas e assistência técnica, por exemplo. “A Seagri já ajudou minha produção com a disponibilização de tratores para o preparo do solo e, mais recentemente, com a distribuição de kits de irrigação”, destaca o produtor Paulo Renner que já está estudando o cultivo de maçã e uva.
A Seagri estuda implantar mais dois pontos da Feira do Produtor e, assim, atrair mais agricultores e ampliar o público potencial e consumidor da produção de hortifrúti local.
Serviço
Além das Feiras do Residencial Jardim do Éden, Vila Sororó e Avenida Paraíso, há outros quatro pontos:
- Feira da 7 de Junho
Horário: Sexta-feira a partir das 16h e sábado das 6h às12h
Local: Rua 7 de junho, Marabá Pioneira
- Feira do PDS Porto Seguro
Horário: Sábado, das 6h às 13h
Local: Avenida Sororó, Novo Horizonte, Cidade Nova
- Feira do Residencial Tiradentes
Horário: Sexta-feira e sábado a partir das 17h
- Feira da Vila Santa Fé
Horário: Sábado, das 6h às 12h
Local: Estrada do Rio Preto
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Seagri