Seagri: Assistência técnica estimula produção de milho de alta qualidade

Desde o fim de novembro de 2019, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vem trabalhando na implantação de duas unidades demonstrativas de produção de milho, sendo uma no Projeto de Assentamento (PA) Grande Vitória e outra no PA Lajedo II. Este mês de março, os produtores fizeram a primeira colheita e a distribuição, visando estimular a produção de milho de alta qualidade em Marabá.

Segundo Marcos Lira, agrônomo da Seagri, o objetivo das unidades demonstrativas é compartilhar com os agricultores as técnicas de plantio de milho para produção de grãos e espigas verdes para consumo, com isso foi possível mostrar que, com a aplicação das técnicas agrícolas, houve uma produção satisfatória em áreas que antes não produziam milho de boa qualidade.

Nesse projeto os agricultores realizaram as seguintes etapas: análise de solo, correção com calcário, plantio, técnicas de adubação, tratos culturais e colheita. Em cada unidade foram quatro dias de campo a fim de demonstrar aos agricultores os procedimentos adotados no cultivo de milho, que foram somados à adoção de espaçamentos adequados, quantidades de plantas por cova, quantidade de fertilizante a ser aplicada, períodos de limpeza e outras práticas necessárias a esse cultura.

Feita a colheita da primeira safra, no caso do PA Lajedo II, que começou na frente, veio a ideia de distribuir a produção total da unidade, dividindo-a entre os agricultores participantes do projeto, como forma de incentivo e retribuição da mão de obra investida. Uma parte da produção foi doada na sexta feira (27 de março), ao Lar São Vicente de Paulo e ao Centro de Acolhimento do Idoso.

Texto: João Batista 
Fotos: Divulgação

Acessibilidade