Marabá: Mais de 8 mil famílias são atendidas pela Secretaria de Agricultura
Durante este ano de 2022, a Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) atendeu mais de oito mil famílias de pequenos produtores rurais com assistência técnica, programas ou serviços disponibilizados pelo órgão.
Entre os programas fomentados pela Seagri está o da avicultura com 250 kits entregues durante o ano. O kit é composto por lona, comedouro, bebedouro, tela, ração e cem pintos.
No programa de piscicultura foram 80 tanques escavados, inclusive, agora, com o auxílio da escavadeira hidráulica e entrega dos kits contando com alevinos, ração, aerador, tanque rede e assistência técnica. A novidade de 2022 foi a entrega de tanques suspensos para dez famílias. O objetivo é ampliar o programa em 2023.
No pastejo rotacionado de gado leiteiro foram entregues 60 kits. Outro grande avanço foi a conclusão do laticínio da Vila Sororó, que será entregue em 2023. “É um prédio que ficou parado por 15 anos e a gente conseguiu concluir através de um recurso federal com a Caixa Econômica”, explica o secretário adjunto de agricultura, Marcos Paulo Eleres.
No programa de irrigação foram atendidas 250 famílias. Os kits ajudaram em Sistemas Agroflorestais e fruticultura com cano, motor bomba e microaspersor.
O programa de hidroponia também foi fomentado, gerando rentabilidade entre 6 e 7 mil reais por mês para os produtores que acessaram os kits. Entre os resultados alcançados estão a venda dessa produção para supermercados e o fortalecimento das feiras livres do município.
Entre outras frentes de atuação da secretaria estiveram a entrega de fornos elétricos para a produção de farinha de mandioca no município; a distribuição de mais de mil toneladas de calcário e a produção de um milhão de mudas no viveiro da Seagri; além da construção do almoxarifado.
Outro programa novo oferecido pela Seagri foi a apicultura com manuseio de abelhas com e sem ferrão. Foram 80 famílias atendidas.
“O ano de 2022 trouxe esse crescimento para a secretaria através desses programas. Hoje nós temos mais de 12 programas dentro da secretaria e ano que vem tem novidade. A gente quer trabalhar com inseminação artificial para o gado leiteiro, fortalecendo aquilo que vai ser inaugurado que é o laticínio”, reitera o secretário adjunto.
Na mecanização, cedência de maquinários para a preparação do solo, foram 2.200 famílias atendidas, superando as 2.100 em 2021. “Aqui o que a gente faz é praticamente tudo em relação às necessidades do campo. A gente entra com a mecanização, análise de solo, assistência técnica e ajuda no mercado para poder vir a renda”, pontua o titular da Seagri, Adailton Sá.
Atualmente, a Seagri está presente em diversas localidades da zona rural do município, como a Volta do Tapirapé, distante cerca de 245 km no núcleo urbano.
Para 2023, a expectativa é ampliar mais o maquinário e fortalecer o laboratório de solo, avalia Marcos Eleres. “Nós aqui da agricultura, queremos parabenizar os produtores porque para a secretaria esse avanço é sinal que eles valorizam a questão do investimento do recurso público. Neste final de ano, a gente quer parabenizar todos os produtores por esse momento e dizer que a Secretaria de Agricultura está sempre de portas abertas para todos os nossos programas”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes e Arquivo