Dia da Avicultura: Seagri apoia mais de 550 famílias produtoras de frangos na zona rural
No dia 28 de agosto é comemorado o dia Avicultura, criação e produção de aves, que tem por objetivo a produção de carne e ovos, uma das atividades mais importantes economicamente para o Brasil, que é o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo, segundo o Ministério da Agricultura.
Em Marabá, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), tem investido nessa atividade com intuito de fomentar a agricultura familiar, gerando renda e dando condições ao produtor rural de manter a produção para a comercialização e/ou subsistência. Cerca de 550 famílias da zona rural já receberam o incentivo da Seagri, desde 2019.
Fabiana Solidade de Brito, técnica avícola da Seagri, responsável pelo projeto no município, explica que a participação do produtor acontece por meio das associações, que manifestam o interesse junto à secretaria através de ofício, e logo recebem a visita técnica para comprovar a aptidão do produtor. Na sequência, é entregue o primeiro kit de avicultura, composto por tela para galinheiro, lona preta, comedouro tubular e bebedouro com válvula automática.
“Nesse mesmo dia, eles recebem um curso de capacitação com carga horária de cinco horas, onde é abordada a questão de manejo, sanidade, alimentação, primeiros cuidados com os pintinhos, como deve ser feita a construção do galinheiro. Daí damos um prazo de 40 dias para que o produtor construa o galinheiro adequadamente e se tiver tudo certo, entregamos o segundo kit, que são 100 pintinhos e 120 quilos de ração”, informa a técnica.
A assistência técnica aos produtores pela Seagri continua sempre que for necessário. “Fazemos visita de fiscalização, acompanhamento, indicação de remédios, cuidados, manejo. Então continuamos dando assistência até ele conseguir andar com suas próprias pernas”, enfatiza.
Só este ano, a Seagri vem atendendo 168 famílias em 24 localidades da zona rural de Marabá. A meta é atender entre 250 a 300 famílias até o fim do ano. Algumas dessas localidades estão em assentamentos de até 250 quilômetros de distância da sede do município, a exemplo, a Vila Cupu, Itapirapé, região do contestado, bem como, locais como 26 de março, Santa Fé, Três Poderes, Sabino Preto e PA Maravilha, onde há o maior número de produtores.
“Podemos dizer que 95% dos produtores trabalham com o frango de corte, que serve para subsistência deles e também para a comercialização nas feiras, as quais a Seagri faz a doação da barraca e dá apoio”, acrescenta Fabiana Solidade.
Neste dia em que é comemorado o Dia Avicultura, a Prefeitura de Marabá homenageia a todos os avicultores do município, que contribuem com a economia local e, principalmente, com a qualidade de vida das famílias marabaenses.
“Para nós é um enorme privilégio ver os nossos produtores avançando tanto na cadeia produtiva de aves. Somos eternamente gratos a esses produtores familiares que tem muita garra e força de vontade para que Marabá seja referência na criação de aves. O homem da cidade só tem comida na mesa porque o homem do campo não para de produzir”, conclui a técnica Fabiana.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação Seagri