Seagri: Dia de campo destaca produção leiteira da região do Lajedo
Na última sexta-feira, dia 29 de março, um dia de campo voltado para os produtores de leite foi realizado na Fazenda Kádima, localizada na área da região do Lajedo, zona rural, distante 50 quilômetros de Marabá. O evento foi realizado pela cooperativa dos produtores de leite do Vale do Rio Vermelho e pela Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Lajedo, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri).
O objetivo é fazer uma mostra dos trabalhos que são desenvolvidos junto aos pequenos produtores rurais. No evento, técnicos do Senar realizam oficinas e desenvolveram técnicas para melhoramento da produção leiteira da região.
“Essa nova tecnologia aqui começou em Julho de 2018, visitamos todos os presidentes de Sindicatos e iniciamos o projeto. Resolvemos implantar alguns grupos de produtores onde existia a relação de um técnico para 30 produtores de leite no projeto. Hoje trabalhamos na região em torno de 270 produtores”, informou Virgilino Camargo, representante do Senar.
Nos últimos anos a realidade de quem trabalha na região com a produção de leite melhorou consideravelmente. Hoje em média cada produtor produz em média de 60 a 70 mil litros de leite mensais.
Segundo o presidente da associação dos trabalhadores rurais, muitos produtores já elevaram a produção de leite. “Para nós é muito importante porque o leite hoje é uma fonte de renda sustentável. A gente trabalhava aqui só com a mandioca para fazer farinha, só que hoje o mercado desse produto tá muito embaixo, e é aí que passamos a trabalhar a produção de leite. Com a chegada desse projeto nós só temos a crescer como produtor de leite”, disse Ronildo Chaves Pedrosa, presidente da associação.
Marcos Paulo Pereira, representante da Seagri, disse aos produtores que o órgão está com uma política de trabalhar cada vez mais próximo dos agricultores, pequenos, médios e grandes produtores rurais, para isso vem investindo em insumos, desenvolvimento de técnicas que atendam os agricultores.