Seagri: No Dia do Produtor Rural saiba mais sobre a secretaria que fomenta atividade do campo
A produção rural é uma das bases mais sólidas que sustentam a economia brasileira. De acordo com dados de 2020, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas a agricultura, uma das vertentes da atividade, é responsável por 21% do Produto Interno Bruto do Brasil, 20% de todos os empregos e nas exportações, corresponde a mais de 96 bilhões de dólares. Em Marabá, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) é responsável pelo fomento à produção rural, que ampliou suas ações nos últimos anos.
Segundo a Seagri, mais de 30% de tudo o que chega à mesa dos marabaenses é proveniente da agricultura do próprio município. Além disso, mais de 30% de tudo o que é consumido na merenda escolar da rede pública de ensino também vem da agricultura familiar.
Os dados revelam que a produção rural está em toda parte. Diante disso, a Seagri ampliou nos últimos anos, os projetos e a infraestrutura disponíveis para atender esse segmento.
Atualmente, a Seagri tem projetos voltados para suinocultura, avicultura, fruticultura, pastejo rotacionado para gado leiteiro, apicultura, piscicultura, sistemas agroflorestais, sistemas de irrigação, distribuição de sementes, viveiro com um milhão de mudas e laboratório de análise de solos. Estes dois últimos, apenas Marabá tem na região.
Todos esses projetos atendem por ano entre 11 e 12 mil famílias de agricultores. Já a mecanização atende por ano, entre 2 mil e 2.500 famílias. Entre os produtores rurais beneficiados pelos projetos de assistência está o produtor rural Nadilson Dantas de Oliveira. Ele trabalha com fruticultura, avicultura e suinocultura.
O produtor rural que atua no PA Alegria há vinte anos conta que recebeu assistência técnica da Seagri para o cultivo de goiaba e açaí, para a criação de suínos e galinhas. Atualmente, ele também recebe assistência na apicultura. Entre os insumos, o produtor recebeu mudas, kits de irrigação e maquinário para arar a terra.
“Para mim, agricultura é a minha vida, tiro meu sustento. Tudo o que fazemos está ajudando a cidade a crescer. A Seagri é muito boa para gente. Para quem quer trabalhar sempre estão ajudando, maior apoio”, reitera.
Para ter acesso aos serviços ofertados pela Seagri, o produtor precisa apresentar ofício com a solicitação. É aí que entra em ação o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural. A equipe de 12 técnicos do departamento é responsável por avaliar os pedidos e fazer visita em campo para averiguar a necessidade de insumos e viabilidade das atividades dos produtores. A equipe é composta por técnicos agrícolas, técnicos em agropecuária, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e engenheiros ambientais.
“O nosso papel é esse. Atendimento aos produtores tanto de forma individual ao recebê-los aqui na secretaria, com orientações técnicas, quanto em campo com visitas técnicas, treinamentos. Todos os dias temos duas equipes em campo fazendo entrega de kits de irrigação, visitas técnicas, orientação, instalações de kits de irrigação”, destaca a coordenadora do departamento, Eide Nogueira.
Para Eide Nogueira, é importante prestar homenagem às pessoas que fazem a produção rural no município em uma relação com a secretaria que se mostra bastante proveitosa.
“Nós não podemos deixar de homenageá-los. Nós, Secretaria de Agricultura, através da Prefeitura, não podemos deixar de homenageá-los nesse dia por conta de que são homens e mulheres, trabalhadores do campo, da agricultura familiar. São eles que abastecem nosso município. Hoje está aumentando bastante essa produção no município com os incentivos daqui, pela força de vontade deles também. Temos nos dedicado a eles e eles têm dado um retorno muito positivo para gente”, conclui.
Como há localidades distantes mais de 200 quilômetros da sede do município, o departamento sempre busca facilitar a vida desses produtores em relação às solicitações realizadas por eles.
Atualmente, a Seagri tem 13 feiras de agricultura familiar espalhadas pela cidade que ajudam na escoação da produção, que somam 600 barracas e 150 tendas, atendendo cerca de 800 famílias.
Em relação aos projetos, a Seagri já entregou esse ano 120 kits de irrigação, com meta de 200, 130 kits de avicultura também com meta de 200 e 20 kits de suinocultura entregues ao longo do ano. Também está no cronograma, a entrega de mais de 300 tanques escavados de piscicultura e 10 tanques elevados. Recentemente, com o início do programa de apicultura mais de 70 famílias serão atendidas com entregas de materiais.
Em relação à infraestrutura, a Seagri hoje dispõe de maquinário, que foi ampliado e que agiliza a atuação da secretaria em diversos projetos.
“Nós tínhamos três maquinários. Hoje nós estamos com 22 maquinários, que são os tratores. Agora, todos os implementos agrícolas da secretaria desde caçamba, retroescavadeira e tratores nós temos 76 maquinários. É uma secretaria que está se tornando a maior do estado. O almoxarifado vai ser entregue até no final de setembro com 250 metros quadrados e com a finalidade de cumprirmos fielmente o calendário agrícola”, informa o secretário adjunto de Agricultura, Marcos Eleres.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Ronaldo Palheta / Secom PMM