Seagri: Pequenos produtores participam do lançamento dos Programas da Agricultura Familiar 2023
Dezenas de pequenos agricultores dos Projetos de Assentamentos, da zona rural de Marabá, participaram nesta quinta-feira, 02 de março, da reunião de lançamento dos Programas da Agricultura Familiar 2023, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), coordenadora do Projeto.
O Secretário Adjunto de Agricultura, Marcos Paulo Eleris, dirigiu a reunião e apresentou os resultados alcançados com os programas em 2022. Segundo ele, milhares de famílias de agricultores foram beneficiadas em mais de 17 programas.
“Hoje a prefeitura de Marabá, através da Seagri, está lançando aos presidentes de associação os programas para 2023 e são diversos programas. É gratificante ter todos eles aqui, pois temos associações que ficam distantes 240 km da sede e vieram representantes participar do evento. Tem moradores da região do Tapirapé, pois eles têm visto a ação da prefeitura em sua região. Hoje vamos mostrar o passo passo de como eles podem fazer parte dos programas, lembrando que hoje a prefeitura tem mais de 65 maquinários, 23 tratores e retroescavadeiras”, destacou Marcos Paulo Eleres.
A presidente do PA Alegria, Kleuma Barbosa, participou do evento de lançamento dos programas e agradeceu a atenção prestada às famílias de agricultores da região onde a representante mora.
“Nós estamos super agradecidos pelo ano de 2022, porque a Seagri nos ajudou muito, e 2023 começou bombando. Já iniciaram as vistorias e a secretaria tem nos ajudado demais. Foram 8 projetos diferentes para o PA Alegria e beneficiamos uma média de 100 agricultores. Este ano vamos superar esse número”, elogiou.
Militares do Batalhão Rural da Polícia Militar estiveram no evento para informar, aos agricultores, que a instituição foi criada para dar mais segurança aos que trabalham e produzem no campo.
“O Batalhão Rural surgiu para dar o apoio à comunidade rural, por isso essa parceria forte com a Seagri e sempre foi solícito esse canal com os trabalhadores. Em 2023, o produtor rural vai produzir mais e por isso a presença do Batalhão, garantindo a segurança do cidadão para o desenvolvimento do município”, destacou o Tenente Coronel Oeiras, Comandante do Batalhão.
Entre os 17 programas apresentados, destacam-se a Apicultura, mecanização hidroponia, adubo e calcário, sistema de irrigação, hortas, tanques escavados, tanque suspenso, pastejo rotacionado e suinocultura.
“Em 2022, só na mecanização foram mais de 2.500 famílias atendidas, e no sistema de irrigação foram mais 300 famílias. No ano passado, atendemos de 9 a 10 mil famílias e para nós, estamos conseguindo um número grande dentro da agricultura familiar em parceria com a Sevop, na melhoria das estradas, construção de pontes. Assim fortalecemos a zona rural e ofertamos estrutura também para o escoamento”, concluiu o Secretário Marcos Paulo Eleres.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom