SEAGRI: Mecanização agrícola já atendeu mais de 380 famílias este ano
Para esse primeiro semestre de 2019, além das 386 famílias atendidas com mecanização agrícola até o início de abril, a Secretaria Municipal de Agricultura tem outros 385 pedidos a executar, visando principalmente a produção de feijão. A mecanização do solo é a primeira etapa para o plantio, cujo objetivo principal é facilitar a formação radicular. Por isso, deve ser seguida de correção do solo e adubação para resultar numa colheita mais produtiva.
Segundo o agrônomo Deibson Varanda, coordenador do Departamento de Mecanização Agrícola da Seagri, além do trabalho voltado ao plantio de feijão, no Projeto de Assentamento PA Lajedo II, acontece o gradeamento do solo referente ao projeto batata doce; e no PA Palmeira Jussara, outra equipe beneficia o solo com vista a pastagens e também feijão.
Nesse período, a demanda da Seagri tende a diminuir, no que tange à mecanização agrícola, devendo aumentar a partir de junho, com pique no mês de setembro, visando a próxima safra. O bom rendimento é creditado ao número de equipes trabalhando. Neste momento são 12 tratores em campo, com outros três em manutenção. A Seagri deve receber em breve mais dois tratores completos, resultado de emendas parlamentares. Também, em breve, entrarão em funcionamento dois caminhões com rampa para transporte de tratores entre as localidades e retorno à cidade, quando necessitarem de conserto. No momento, esse serviço é feito numa caçamba.
No que tange à correção e adubação, que são parte da assistência técnica, a maioria dos micro produtores rurais carecem da análise de solo, que só poderá ser feita pela Seagri a partir de agosto deste ano, quando o seu laboratório de solos voltar a funcionar. No momento, novos equipamentos estão em processo de licitação, devendo levar cerca de três meses para recebimento e instalação do maquinário.
Nesta administração, o ranking de atendimento da mecanização agrícola aumenta a cada ano. Em 2017, o benefício chegou a 575 famílias; no ano passado, mais de mil famílias tiveram terras gradeadas; para 2019, a previsão é alcançar cerca de 1.500 famílias, considerando que, com a soma deste mês, mais de 400 famílias já estarão beneficiadas.
Texto: João Batista