Seagri: No Dia Mundial do Agrônomo, conheça um pouco sobre a profissão
A escolha de uma profissão é sempre importante na vida de qualquer pessoa pois é ela que vai definir as suas ações para o futuro. Nesta terça-feira, 13 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Agrônomo, um profissional de extrema importância para o dia a dia da população.
Entre esses profissionais, está o paraense Marcos Lira, 39 anos de idade, que, desde 2014, trabalha na Prefeitura de Marabá, exercendo a profissão na Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri).
Nascido em Baião, cidade da região do Baixo Tocantins, desde cedo ele já sabia que iria seguir a vida trabalhando diretamente com a produção do campo.
“Decidi ser engenheiro agrônomo por causa de uma tradição familiar, pois meus pais são agricultores e meus avós também eram agricultores. Eu decidi permanecer na roça de uma maneira diferente e aí surgiu a oportunidade de fazer a faculdade de agronomia pela UFPA. Eu saí de Baião, cheguei em Marabá sem conhecer ninguém e aqui comecei minha jornada de estudante e depois de formado fui trabalhar em outros órgãos até chegar na Prefeitura de Marabá em 2014 como engenheiro agrônomo”, relata Marcos Lira.
Para ele, trabalhar como agrônomo é uma realização pessoal por poder ajudar os trabalhadores do campo com o que aprendeu na faculdade e nos livros da ciência que escolheu para trilhar o caminho. “Satisfação é o trabalho que desempenhamos no campo pois nós lidamos com o agricultor, com as explicações, ele segue essas orientações e quando temos resultado nos sentimos realizados”, declara.
E para quem já atua há mais de 10 anos na profissão, a história é de contribuição em dezenas de projetos, tanto na prefeitura como em outros órgãos onde Marcos Lira atuou, onde também os resultados foram em consequência de esforço e dedicação além muita competência técnica.
“E até hoje foram muitos projetos na agricultura que ajudamos a desenvolver. Hoje é uma satisfação ver o que a gente já construiu como profissional de agronomia e, como toda profissão, o profissional precisa constantemente se atualizar e isso fez com que conseguíssemos desenvolver diversas atividades. No período da pandemia, o agro não parou pois todos os dias as pessoas precisavam se alimentar”, relata.
A garantia da saúde dos humanos e dos animais é um dos objetivos do trabalho dos agrônomos, assim como o desenvolvimento econômico do país já que o Brasil é um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas e pecuaristas do mundo.
O Dia Mundial do Agrônomo tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor de agronomia e agropecuária independente da frente de atuação.
Muitas pessoas confundem o Dia Mundial do Agrônomo (13 de setembro) com o Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), e vice-versa. Aliás, no Brasil os agrônomos costumam celebrar o dia 12 de outubro, data que marca a regulamentação da profissão no país, por meio do Decreto de Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933.
“Para os que estão estudando agronomia, recomendo que faça por amor a profissão pois ela tem um leque muito grande para trabalhar, na indústria, no campo e também na cidade em projetos agrícolas entre outros. E hoje os profissionais que atuam na região têm muitos desafios para que nossa profissão possa ser mais ainda reconhecida”, finaliza o agrônomo, Marcos Lira.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio