Seagri: Pátio de compostagem, em Morada Nova, já produziu mais de 38 toneladas de adubo orgânico
Um projeto pioneiro de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos está sendo desenvolvido nos residenciais Tiradentes e Jardim do Éden, em Morada Nova, e ajudando dezenas de famílias que trabalham com a horta comunitária implantada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri).
No residencial Tiradentes, o pátio de compostagem já está em funcionamento e transformando resíduos orgânicos em adubo e sendo utilizado na horta comunitária, que atende em média 304 famílias do próprio residencial. O projeto recebe apoio também da comunidade com a entrega dos resíduos.
Atualmente são coletados os resíduos orgânicos (sobras de alimentos, frutas, legumes, casca de ovos, serragem, etc.) de quarenta residências, através do Projeto Põe no Balde, onde são distribuídos baldes às residências e a família faz a separação do lixo orgânico e um integrante do projeto faz a coleta e encaminha até ao pátio de compostagem.
“Aqui o lixo já tem um destino certo que é a reciclagem, ou seja, há uma transformação dos destes resíduos, onde ocorre a alteração de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, em insumos ou novos produtos, como o adubo, desta forma enriquecemos o solo para a agricultura substituindo o adubo químico”, esclareceu Milton França, Técnico Agropecuário da Seagri.
O lixo coletado, separados a partir de sua constituição, seguem para a usina onde são armazenados em pilhas com uma leve cobertura com palhas e capim seco, onde ficam em processo de decomposição e formação de adubo durante um período de aproximadamente 120 dias.
“Nós trabalhamos em conjunto com a comunidade e pedindo para ela nos ajudar na coleta dos resíduos orgânicos e nós ofertamos uma cartilha com as orientações que serve também como incentivo para que continue participando do projeto. Ao todo já conseguimos armazenar 14 toneladas de resíduos orgânicos e uma produção estimada em 38 toneladas de adubo orgânico desde março deste ano”, explicou Mateus Rocha, Engenheiro Ambiental da Seagri.
No residencial Jardim do Éden, nas proximidades da horta comunitária do bairro, também estão sendo construídas as estruturas para o funcionamento do segundo pátio de compostagem no município, que vai atender a comunidade do residencial e do núcleo de Morada Nova.
O projeto de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos nos dois residenciais é realizado pela Seagri com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento