Seagri: Produção de aves estimula a economia local
Desde 2019, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) estimula o cultivo da cadeia de Avicultura em Marabá e região. Somente este ano, 50 produtores dos PAs (Projeto de Assentamento) Talismã, Palmeiras, Jussara, Porto Seguro, Boa Esperança e Vila Sarandi foram beneficiados com kits de avicultura. A atividade tem como intuito alavancar o negócio local, incentivando o consumo, comércio e doação de aves. Neste sábado, 28 de agosto, comemora-se o Dia do Avicultor, importante atividade econômica no Brasil, considerada patrimônio nacional, responsável por gerar empregos na agricultura e uma das principais commodities de exportação no país.
De acordo com Fabiana Salidade de Brito, técnica em agropecuária na área de Avicultura e responsável pelo projeto de Avicultura na Seagri, o primeiro passo a ser dado para o produtor interessado é o envio de ofício para Secretaria de Agricultura manifestando o interesse em participar do projeto.
“Lembrando que o produtor para ser beneficiado, deve ser vinculado a uma associação. Após o ofício, o produtor recebe uma visita técnica de representantes da Seagri, na propriedade, a fim de detectar se ele tem aptidão para criação de aves, caso seja apto, ele será beneficiado com um kit de avicultura”, explica a técnica da Seagri. O kit contém tela para galinheiro, lona preta, comedouro tubular, bebedouro, pintinhos e ração inicial.
A contrapartida do produtor no projeto de fomento da Avicultura é a construção de um galinheiro, usando os materiais doados pela Seagri. A cobertura, mão de obra e madeira para levantar o galinheiro parte do produtor. Feito isso, o produtor ganha ainda 100 pintinhos e a ração inicial para 45 dias. O avicultor pode vender, comercializar e fazer doação também das aves. “O produtor é responsável pelo bom uso dos materiais e dá seguimento ao projeto”, acrescenta.
O projeto já colhe frutos. Visitas técnicas mostram que frangos com 45 dias, chegam a pesar mais de 2 kg. O acompanhamento técnico da Seagri para o incentivo no projeto, inclui pesagem de aves, aferição de temperatura, dentre outras atividades, para garantir aos agricultores, melhores condições na criação de aves.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação/ Seagri