Seagri: Produção de melancia aumenta no PA 26 de Março
O agricultor Paulo Rener do Projeto de Assentamento 26 de Março, distante cerca de 25 quilômetros da sede do município, não esconde a alegria em ver a plantação de melancia completamente pronta para a colheita e comemora o que virá a ser uma produção recorde para este ano.
A expectativa do produtor é que possa colher da dele algo em torno de 120 mil quilos da fruta, um percentual de 20% a mais que em 2020. Esse avanço na produção, o agricultor faz questão de registrar o apoio e incentivo recebido da Secretaria de Agricultura de Marabá. “Essa é uma coisa fundamental e toda vez que somos agraciados com algo nós retribuímos com resultados. Afirmamos que hoje tem gestão na zona rural, é um compromisso da gestão com a agricultura familiar”, disse Paulo Rener.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias, participou do início da colheita na área do agricultor Paulo Rener. Simbolicamente o vice-prefeito fez a coleta do primeiro fruto junto com o produtor e elogiou o trabalho desenvolvido na zona rural do município.
“Apoiar o produtor rural é estar presente junto com ele, ouvir suas dificuldades e procurar as alternativas para que ele possa produzir, escoar sua produção para vender seu produto com todo fomento e a assistência que o município dá. É importantíssimo este processo e Paulo é um grande exemplo porque temos 25 produtores que estão iniciando sua safra com apoio e incremento da Seagri”, afirmou Luciano Lopes Dias.
Na oportunidade foi entregue ao produtor, um sulcador, equipamento utilizado para a sulcação de pequenas áreas na preparação da terra para o plantio, reduzindo o tempo de trabalho na terra e aumentando a produção. “Muito bom porque aí vai adiantar os serviços. Um trabalho de um mês podemos diminuir para um dia e aumenta a produção e você vai ter um preço competitivo e foi um compromisso da Seagri junto com o vice prefeito. Ele acreditou em nosso trabalho e hoje veio fazer a entrega”, disse o agricultor Paulo Rener.
Além dos equipamentos fornecidos para os agricultores, a Seagri, desde o dia 05 de agosto, disponibiliza um caminhão para fazer o transporte da melancia do campo para abastecer o comércio, mercados e feiras da cidade. “É um trabalho de logística que atenderemos o agricultor, transportando toda a produção dele para a cidade. O caminhão já vai estar à disposição dos agricultores iniciando esta semana até o fim da safra”, afirmou Marcos Paulo Eleris, secretário adjunto de Agricultura.
O vice-prefeito de Marabá também destacou que hoje existe uma política de dar todas as condições de trabalho ao produtor. Além disso, o governo iniciou um trabalho para transformar os agricultores em pequenos empreendedores individuais, com a criação de empresas, para que eles possam comercializar o produtor diretamente com os grandes mercados sem a participação de atravessadores.
“É uma preocupação premente do município e estamos trabalhando nesse sentido. Partimos para um segundo momento que é o viés econômico, buscando auxiliar o produtor rural por meio da Seagri, da Sicom e Sebrae, para que ele possa se legalizar, criar um CNPJ, criar uma micro empresa para que ele possa vender para o grande comércio e evitar o atravessador”, concluiu o vice-prefeito.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio